UFJF – Conferência aborda acessibilidade e inclusão no turismo

“Acessível é aquilo que é para todos”, afirma a coordenadora do NGime, Eliana Ferreira (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

“Acessível é aquilo que é para todos, sem rótulos. As necessidades são as mesmas para todos nós”. A afirmação é da coordenadora geral do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (NGime) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Eliana Ferreira, ao abrir a 11ª Semana do Turismo da instituição, abordando o tema “Acessibilidade, Linguagens e Turismo”. O evento, organizado pelo Departamento de Turismo da UFJf vai até a quinta-feira, dia 3, é gratuito e foi aberto na última terça-feira, 1º, no Instituto de Ciências Humanas (ICH). Ainda há atividades com inscrições disponíveis.

Na apresentação, Eliana abordou, dentre as políticas de acessibilidade, as categorias físicas, formacional e informacional. A promoção da liberdade; o direito de ir e vir; críticas às políticas públicas; acessibilidade; e fiscalização da execução da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência nº13.146 foram discutidos pela docente. Ao finalizar, reforçou a necessidade da implantação de ações inclusivas para o bem comum de todos.

Turismo é para todos?

Em seguida, a vice-coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Turismo Responsável, Acessível e Sênior (Netras – All), Donária Coelho Duarte, abordou o tema “Turismo é para todos?” Com relatos pessoais e baseada em pesquisas realizadas no Estado de Santa Catarina e no Distrito Federal, lamentou em responder o questionamento negativamente.

Para ela o mercado do turismo precisa se adaptar para atender a todos, destacando o valor do acesso a oportunidade. Ao concluir, salientou a necessidade de se falar sobre deficiências, para que deixem de ser tabu, e que os futuros profissionais discutam e entendam a relevância do assunto.

O evento contou, ainda, com a presença de autoridades e convidados. Dentre eles, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo na Prefeitura de Juiz de Fora, Rômulo Veiga; a presidente da Associação de Atenção à Pessoa com Deficiência Somar Brasil, Thaís Altomar; e representante da

Confira a programação completa da  11ª Semana do Turismo da UFJF

Outras informações (32) 2102-3119 (Departamento de Turismo-UFJF)