UFJF – Curso para docente e inscrição em mestrado

UFJF – Curso para docente e inscrição em mestrado

Cursos de aperfeiçoamento para docentes recebem inscrição até dia 29; UFJF oferece 960 vagas

Estão abertas até o próximo domingo, dia 29, as inscrições para os cursos de aperfeiçoamento e extensão que o Ministério da Educação (MEC) realiza em parceria com as instituições de ensino superior. Os cursos são voltados para os professores das redes estadual e municipal e o processo de indicação/inscrição será realizado através da Plataforma Freire.
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Centro de Educação a Distância (Cead), oferece 960 vagas divididas em três cursos: dois de aperfeiçoamento – Educação para as relações etnicorraciais e Cultura e história dos povos indígenas, com 280 vagas cada um – e um de extensão – Educação e saúde, com 400 vagas.
Os cursos de aperfeiçoamento têm carga de 220 horas e o de extensão, 30 horas. O processo de inscrição sofreu algumas mudanças. Agora a indicação dos professores para estes cursos é realizada pelo diretor da escola a qual o docente trabalha.
Para se inscrever é preciso observar as seguintes fases:
a) Validação dos nomes dos diretores (responsável: secretários de Educação): a partir de 11 de maio por tempo indeterminado – Os secretários de Educação devem confirmar ou alterar a lista de diretores de cada escola do seu município/estado na Plataforma Freire.
b) Indicação dos professores aos cursos de formação continuada pelos diretores: (responsável: diretores de escola): de 16 de maio a 29 de maio – Indicação dos professores para os cursos de formação continuada por parte do diretor da escola.
c) Professor confirma ou não o interesse em fazer o curso para qual foi indicado pelo diretor da escola (responsável: professor): de 23 de maio até 5 de junho – o professor deve confirmar se tem interesse ou não em realizar o curso para o qual foi indicado pelo diretor da escola.
d) Validação da indicação do professor pelo secretário de Educação (responsável: secretário de Educação): de 6 de junho até 16 de junho – é o período de validação, pelos secretários de Educação, das indicações dos professores nos cursos de aperfeiçoamento e extensão. O secretário deve ter o cuidado de somente validar as pré-inscrições daquele número de professores que ele efetivamente poderá ceder e apoiar para realização dos cursos.
e) Universidades visualizam a lista de professores validados para cada um de seus cursos (responsável: Ministério da Educação): a partir de 18 de junho – estará disponível para as universidades e institutos de ensino superior, na Plataforma Freire, a lista de professores validados para os cursos de formação continuada.
Para conferir as oportunidades clique aqui
Para fazer a inscrição clique aqui
Outras informações: 0800 616161 opção 7
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=17 –  opção Formação Continuada-Plataforma Freire


Mestrado em Ciências Farmacêuticas encerra inscrições dia 31

A busca de produtos naturais faz parte de uma das linhas de pesquisa do mestrado

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) encerra inscrições na próxima terça-feira, dia 31, para o preenchimento de dez vagas para o mestrado na área de concentração “Produtos Naturais Bioativos”.
O curso possui duas linhas de pesquisa. ”Bioprospecção de Produtos Naturais” reúne estudos para a obtenção de substâncias ativas da biodiversidade brasileira e determinação de suas propriedades farmacológicas a partir do conhecimento tradicional adquirido.
A linha ”Controle de Qualidade de Plantas Medicinais e Fitomedicamentos” está voltada à pesquisa e desenvolvimento de fitomedicamentos, envolvendo as áreas de controle de qualidade de produtos de origem vegetal, de tecnologia de preparações fitofarmacêuticas e estudos de aproveitamento de plantas medicinais.
O mestrado objetiva formar professores, pesquisadores e recursos humanos especializados, bem como estimular a realização de pesquisas e estudos avançados na área de produtos naturais bioativos.
Inscrições
As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia, no campus, das 8h30 às 12h e das 13h às 15h30. Entre os documentos necessários para a candidatura estão: fotocópias da carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento, diploma de graduação ou documento equivalente, histórico escolar da graduação.
Os demais documentos que deverão ser apresentados são: requerimento de inscrição em formulário próprio, acompanhado de uma fotografia 3×4; currículo acompanhado de comprovantes; comprovação de estar em dia com as obrigações militares e eleitorais; carta de intenção; comprovante de pagamento de inscrição. Os candidatos com vínculo empregatício devem também apresentar uma carta de aceite de orientação de um professor do quadro permanente do Programa.
O pagamento da taxa de inscrição para participação no processo seletivo para o curso, no valor de R$ 120, deve ser depositado na conta da Fadepe no Banco do Brasil, agência: 0024-8; C/C: 96.864-1.
O processo seletivo contará com quatro etapas. A primeira, será uma prova escrita de caráter eliminatório e classificatório, marcada para o dia 14 de junho, às 9h, no anfiteatro da Faculdade de Farmácia. Neste dia, também, será realizada às 14h, uma avaliação escrita de suficiência em leitura e compreensão de texto redigido em inglês. A terceira etapa acontece no dia 15, com a análise, em caráter classificatório, do curriculum vitae e dos demais documentos referentes à história acadêmica do candidato.
O candidato que for aprovado nessas etapas passará por uma entrevista no dia 16 de junho, às 9h, no anfiteatro da faculdade. O resultado final está previsto para o dia 21 de junho, na secretaria do programa.
Acesse aqui o edital e o formulário de inscrição
Outras informações: (32) 2102-3808 ( Programa de Pós-Graduação em Ciências Faramacêuticas)
ppg.cienciasfarmaceuticas@ufjf.edu.br

 

Compartilhar