UFJF – Encontro regional discute os desafios da educação infantil no Brasil

Com o objetivo de abordar questões de relevância para o atual cenário da educação infantil brasileira, o Teatro Paschoal Carlos Magno recebe na próxima sexta-feira, dia 16, o Encontro do Movimento Interfóruns de Educação Infantil Região Sudeste. O fórum é organizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em ação conjunta com a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), a Secretaria de Educação de Minas Gerais e a Secretaria de Educação de Juiz de Fora.

O evento, que é uma preparação para o Encontro Nacional do Movimento Interfórum de Educação Infantil, é voltado para profissionais do campo da Educação, graduandos, pesquisadores e demais interessados em discutir os rumos da educação infantil no Brasil. A proposta é abordar a educação infantil frente às suas diversas possibilidades e desafios no atual contexto político do país, apresentando reflexões para o fortalecimento do acesso à uma educação de qualidade.

programação, que estende-se também para o sábado, 17, na UFJF, conta com palestras, minicursos e oficinas com temas que abordam questões como as finanças na educação infantil e os desafios para a garantia da liberdade e autonomia para a área. As inscrições para o primeiro dia podem ser feitas por meio de formulário disponibilizado pela organização. Para o segundo dia as vagas já foram todas preenchidas.

Professora da Faculdade de Educação da UFJF, Núbia Schaper é uma das organizadoras do evento. Para ela, o encontro proporciona um debate democrático que visa sempre o fortalecimento da educação infantil. “O evento e os temas foram todos pensados de acordo com as demandas atuais da educação infantil. É uma tentativa nossa de proporcionar o fortalecimento das instâncias democráticas e da educação infantil de qualidade. É um campo muito menosprezado por diversas instâncias, então essa é uma oportunidade de falarmos e sermos ouvidos.”

O Teatro Paschoal Carlos Magno fica localizado na Rua Gilberto de Alencar 97, no Centro da cidade.

Outras informações: (32)2102 – 3653 (Faculdade de Educação)