UFJF – Estudo desenvolvido no HU é apresentado na Espanha

UFJF – Estudo desenvolvido no HU é apresentado na Espanha

O Núcleo de Pesquisa em Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com o apoio do Hospital Universitário (HU), realizou estudo sobre a dieta alimentar em pacientes que apresentavam quadro de pancreatite aguda.  Contemplado como o melhor tema livre na área em questão, essa pesquisa será apresentada na Semana Européia de Gastroenterologia (UEGW), em Barcelona, Espanha.

O trabalho se refere a uma dissertação de mestrado apresentada pelo doutor José Maria Mendes na Faculdade de Medicina da UFJF em março deste ano, sob orientação do doutor Júlio Chebli e co-autoria da doutora Liliana Andrade Chebli. As pesquisas foram realizadas com os pacientes internados no HU num período de quatro anos e contou com o apoio dos residentes de Gastroenterologia e alunos  que atuam em projetos de iniciação científica.

O foco principal do estudo é mudar o conceito de reabilitação gradual, nos pacientes em fase de realimentação, para uma dieta completa, normal e habitual. Segunda Liliana, era frequente o uso do escalonamento gradual na dieta desses pacientes. “Antigamente, a gente começava liberando líquido, depois uma dieta mais branda até o momento em que o paciente podia comer os sólidos.” Agora, eles puderam comprovar que os pacientes, desde o momento em que o médico libera o mesmo para a realimentação, já podem dar início a uma dieta sólida normal. Júlio Chebli ressalta que o novo modelo de realimentação proposto no trabalho é tão segura quanta a antiga.

Os benefícios decorrentes desse estudo são muitos. Para o paciente, esse novo modelo reduz os dias de internação, diminuindo o risco de infecção hospitalar. Essa pesquisa também traz vantagens para os hospitais,  pois reduz os dias de internação dos pacientes.

Para Liliana, o segredo do sucesso desse estudo foi a união. “É muito bom ver um trabalho reconhecido, e isso se deve ao grupo que juntos realizaram as pesquisas no HU.” A apresentação do trabalho será realizada oralmente por Liliana na Semana Européia de Gastroenterologia entre os dias 23 e 27.

Compartilhar