UFJF lança edital de intercâmbio 2013 com 251 vagas

A Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Juiz de Fora (SRI-UFJF) divulgou hoje, 23, em seu site, o novo edital para o Programa de Intercâmbio Acadêmico Internacional de Graduação 2013. Serão oferecidas 251 vagas distribuídas em 32 instituições, o que significa um crescimento de 63% em comparação com o último edital. Os candidatos ainda tem a disposição quatro novas opções de destino: Universidade Paris 13 (França), Universidade do Minho (Portugal), Hankuk University (Coreia do Sul) e Universidade Agostinho Neto (Angola).

Outra novidade é no aumento do número de bolsas. A UFJF oferecerá 60 bolsas de estudos no valor de R$ 9 mil, o dobro do número oferecido no último ano. Com o montante maior, instituições que antes não tinham bolsas disponíveis passaram a tê-las. A Universidade de Camerino da Itália, passa agora a contar com duas bolsas; a Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires e a Universidade Nacional do Rosário, ambas argentinas, contam com uma bolsa cada uma; as universidades Agostinho Neto (Angola), Paris 13 (França), Minho (Portugal) e Hankuk (Coreia do Sul) contam com duas bolsas cada uma. Outras universidades que já possuíam bolsas tiveram seu número ampliado como a Universidade de Kanda (Japão), Passau (Alemanhã) e Aarhus (Dinamarca).

“A UFJF segue em 2013 no seu propósito de investir acentuadamente na internacionalização. A aquisição de metas cada vez mais ousadas no que se refere a ampliação do número de convênios e oportunidades para os estudantes tem demonstrado o seu alcance na escala de uma maior excelência acadêmica. Isso confirma, a cada ano, que o investimento na internacionalização é uma estratégia importante de crescimento institucional”, explica a secretária de Relações Internacionais da UFJF, Rossana Melo.

Inscrições

As inscrições estão abertas no ato da divulgação do edital com algumas novidades. A primeira etapa consistirá na entrega de documentos. Os candidatos devem apresentar: formulário de currículo, termo de compromisso e carta de motivação. Os documentos precisam ser entregues em envelope lacrado e identificado com capa disponívelneste link, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, na Central de Atendimento, até as 16h do dia 5 de fevereiro. É também necessário ao candidato efetuar a confirmação online, através de formulário hospedado no site da SRI. A confirmação deve ser feita até às 23h59 do dia 5 de fevereiro.

O resultado da fase de análise do currículo será divulgado no dia 26 de fevereiro; as entrevistas terão início no dia 4 de março, quando as cartas de motivação serão analisadas por uma banca avaliadora. A entrega da comprovação de proficiência – a terceira etapa da seleção – tem prazo limite no dia 3 de abril. A quarta e última etapa da candidatura do estudante aprovado na instituição estrangeira acompanhará os calendários específicos oferecidos por cada instituição.

Para o coordenador do Programa de Intercâmbio Acadêmico da SRI, Thiago Coelli, é preciso que o postulante se prepare com antecedência. “Antes da inscrição é de extrema importância a leitura minuciosa de todo o edital e a pesquisa sobre a universidade de destino escolhida. Assim, o candidato poderá ter maior clareza na escolha e facilitará o planejamento do seu intercâmbio”, explica Thiago.

As dúvidas que, por acaso, não forem esclarecidas na leitura atenta do edital ou pelo conteúdo do site da SRI devem ser enviadas para o e-mail intercambio.sri@ufjf.edu.br.

Outras informações: (32) 2102-3389 (Secretaria de Relações Internacionais – SRI)

Ascom UFJF

 

What to wear on Easter Sunday
watch game of thrones online free Strain through a coarse strainer and continue to cook until thickened

Fringe Benefits of Fashion Designing
free online games the color looks a little worn

Who not Ready for High Fashion
cheap prom dresses would do a the fashion industry opportunity in today’s times

Fi Technologies With Suspiciously Unaddressed Problems
cheap flights Practice both of these

Ideas for cocktail party dress
forever21 Nothing says love like how the Odd Jobs crew treats each other

How to match shirts with jeans
onlinegames Attempt to simulate the consideration of California

ropostale Management Discusses Q1 2013 Results
kleider Summer ’99 collections of Jean Paul Gaultier

Menswear Business Trend For Women
games section together with treasury