UFJF – Programa de Intercâmbio Internacional divulga edital com 303 vagas

UFJF – Programa de Intercâmbio Internacional divulga edital com 303 vagas

São 30 universidades conveniadas em todo o mundo, incluindo quatro novas parceiras, de Israel, Polônia, EUA e Portugal

A UFJF | Internacional divulgou nesta segunda, 18, o edital do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (PIIGRAD 2016), que oferece oportunidades de estudo em instituições parceiras da UFJF no exterior. São 303 vagas distribuídas em 30 universidades de excelência pelo mundo. Este ano, o edital conta com quatro novidades: Colmas (Israel), Temple University (EUA), Wroclaw (Polônia) e Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Portugal).

Para se candidatar o aluno deve ter concluído o primeiro período e ter IRA, no mínimo, 60. Também deve possuir obrigatoriamente um currículo vitae registrado na plataforma Lattes. O edital é dividido em quatro etapas: análise do currículo e rendimento acadêmico do candidato; análise do vídeo de motivação; entrega de proficiência linguística; e aceitação por parte da instituição estrangeira.

 

Inscrições e bolsas

As inscrições estarão abertas a partir da 0h do dia 25 de janeiro e se estenderão até 23h59 do dia 10 de fevereiro. Todo o processo de submissão da candidatura será via formulário online. O calendário do PIIGRAD 2016 já está disponível no site.

Serão oferecidas 20 bolsas de intercâmbio financiadas com recurso próprio da UFJF, com valores que variam de acordo com o destino e são vinculados ao dólar. A distribuição do benefício se refere, prioritariamente, aos estudantes vinculados ao Programa de Apoio Estudantil, e, no caso de estudantes não vinculados, pela ordem das melhores colocações no processo seletivo.

“Mesmo diante de graves cortes orçamentários, devido às condições da economia que se refletem na UFJF, houve um reconhecimento da importância do intercâmbio na formação dos alunos, mantendo-se um percentual de bolsas em meio às dificuldades que o país vem enfrentando”, explica Rossana Melo, diretora de Relações Internacionais. “A UFJF manteve seu esforço e incentivo à internacionalização, oferecendo a oportunidade de novos destinos e mantendo vivo um programa tão bem sucedido como o PIIGRAD”, complementa.

Além das bolsas financiadas pela UFJF, a Universidade de Passau (Alemanha) e Kanda (Japão) oferecem incentivos financeiros em moeda local aos alunos da UFJF aprovados em suas vagas. Passau disponibiliza três bolsas, e outras seis são fornecidas por Kanda.

Para mais informações, o candidato pode consultar as “Perguntas Frequentes” no site oficial do PIIGRAD 2016 ou verificar diretamente no edital.

ASCOM – Universidade Federal de Juiz de Fora

Compartilhar