UFJF promove oficinas em instituições socioeducativas

Atividades foram realizadas na última semana.

Integrantes do projeto de Extensão Núcleo de Estudos Juventude e Socioeducação (Nejus) do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) participaram de atividades práticas de música, dança e expressões artísticas. As ações aconteceram na última semana, e foram destinadas a jovens em cumprimento de medida socioeducativa em instituições da cidade.

Equipe participou de eventos em duas instituições de GV.

Os eventos estão inseridos na Semana da Juventude, e visam integrar jovens, servidores da UFJF-GV e estudantes da instituição, a partir da prática de ações culturais de música, artes e dança. A primeira atividade foi destinada a internos da Casa de Semiliberdade, e contou com grupos de Hip-Hop e Batalha de Rap.

Na sequência, jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação no Centro Socioeducativo de GV receberam a visita dos oficineiros Wesley Luiz Costa (B boy Luizin) e Gringo para atividades de grafite e breaking. Wesley é membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Ipatinga. O Centro Socioeducativo atende cerca de 80 adolescentes em cumprimento de medida de privação de liberdade.

Segundo o coordenador do projeto, prof. Braulio Magalhães, “as atividades são desenvolvidas a fim de auxiliar na educação para a sociedade, bem como na capacitação dos profissionais, mostrando a importância dessas ações para a ressocialização dos jovens”.