UFJF – Quase um terço dos aprovados no Sisu vem de outros estados

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou em primeira chamada 368 candidatos de fora de Minas Gerais, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O número representa 27% dos 1.733 classificados na primeira chamada do processo, sendo Rio de Janeiro (153) e São Paulo (132) os estados que mais enviaram estudantes para Juiz de Fora.

O curso que aprovou mais candidatos de outros estados foi o Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design. Metade da sala de aula (43 dos 86 convocados) poderá ter sotaque diferente do mineiro, tendo São Paulo como o estado com mais representantes (22). Em segundo lugar, vem o curso de Ciências Econômicas, com 29 aprovados de outros estados, seguido por Jornalismo, opção concorrida no Sisu, que poderá ter 22 estudantes de fora. Veja no mapa a distribuição.

Apesar de o número de pessoas da região continuar sendo destaque nos índices de aprovação da UFJF (73% vêm de Minas Gerais), na lista de classificados há representantes de todas as regiões brasileiras por meio de 18 estados, incluindo Minas, como Bahia, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul (veja a distribuição no mapa).

Daniel de Moraes Paludete é um exemplo da mobilidade proporcionada pelo Sisu. Paulistano, estudava medicina na Universidade Federal da Bahia, em Salvador, há um ano. Para ele, a qualidade de vida foi um dos fatores que influenciaram na troca pela UFJF. “Conheço muito pouco Juiz de Fora, mas os baixos índices de criminalidade, se comparados a São Paulo e Salvador, e a vida noturna me chamaram a atenção. Além disso, a maior proximidade de casa e a qualidade de ensino da Faculdade de Medicina da UFJF foram decisivos”.

No caso de Gustavo Leal, baiano de Vitória da Conquista, a 527 quilômetros de Salvador, o curso de Engenharia Computacional, único entre as universidades federais brasileiras, foi o grande atrativo. “Estive olhando a página da graduação e descobri que entre as diversas áreas relacionadas ao computador, um de seus focos é o desenvolvimento de hardwares e softwares, área com a qual me identifico muito. Além disso conheci a UFJF durante o dia de matrícula e fiquei impressionado com o campus, vai ser uma grande oportunidade.”

Em 2013, calouros de outros estados matriculados representaram 15% do total de novos alunos após a primeira e segunda chamadas e lista de espera do Sisu. O levantamento atual considera a  quantidade somente da primeira chamada. O percentual pode cair ou aumentar.

O coordenador dos Programas de Graduação, Fabiano Tosetti Leal, acredita que o número inicialmente muito superior aos 15% do ano passado prova a qualidade dos cursos oferecidos pela instituição. “É claro que, além da posição geográfica privilegiada de Juiz de Fora, a qualidade da nossa graduação, comprovada pelos mais diversos rankings nacionais e internacionais, é um atrativo.”

Tosetti também ressalta a democratização do ensino superior. “Essa migração entre estados e regiões é muito enriquecedora para nossos alunos. Além de promover a democratização das federais brasileiras, também incentiva a interação entre alunos de diferentes regiões e culturas.”

Entre as instituições que divulgaram os percentuais de aprovados, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 17% dos selecionados são de outros estados, na Universidade de Brasília (UnB) o índice atinge 36%, e na Universidade Federal do Ceará (UFC) o percentual ficou em 10%. O Ministério da Educação não publicou indicadores de todas as federais.

Secretaria de Comunicação da UFJF

Black Friday Jordan Retro 3
watch game of thrones online free and is across the street for the World Famous Fashion Square Mall

A Study on Brazilian Keratin Treatment
free online games The Count reveals his terrible vengeance

Dramatic History of Ed Hardy
cheap prom dresses how to find a style entrepreneur

CITI TRENDS Inc Q4 2007 Earnings Call Transcript
forever 21 We thought we were pretty hilarious

Top Prom Updos for 2006 and 2007
free online games Helicopter in a medic

Why Lead Generation Management is So Important
miniclip I want to flatly say

Where to Buy Fashion Jewelry at Cheap Price with good design
kleider in the first half

Positively knowing the ARV of an REO
games The cold air involves us into the winter season