UFJF quer ouvir sociedade para elaboração de seu Plano de Desenvolvimento Institucional

Começa neste sábado, 19, um novo período de consulta pública sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade. Desta vez, além da comunidade interna, qualquer cidadão interessado em contribuir com as diretrizes da UFJF para os próximos cinco anos poderá enviar sua sugestão. A consulta será através do site da UFJF (http://www.ufjf.br/pdi/consultapublica/) e vai até o dia 27.

No primeiro período de consulta pública, aberto em maio, a UFJF recebeu 99 contribuições. A ideia é ampliar bastante esse número, reforçando a importância do documento para os membros da instituição e o papel desempenhado pela Universidade em Juiz de Fora e em Governador Valadares. Segundo o vice-reitor da UFJF e presidente da comissão de elaboração do PDI, Marcos Chein, a consulta a toda a sociedade civil dará mais sustentação ao plano.

Levando em conta o tamanho da estrutura universitária, o documento é complexo e está segmentado em nove eixos temáticos (http://www.ufjf.br/pdi/eixos-tematicos/). Para enviar uma proposta, será preciso preencher um formulário. Depois de registradas as informações pessoais, serão abertos campos para a redação das sugestões sobre todos os eixos temáticos,

Também estão previstas, em outubro, audiências públicas nos dois campi, estendendo as formas de participação. Depois de compiladas as sugestões, o plano segue para aprovação do Conselho Superior.

Estratégias

Além de exprimir a missão da instituição e os princípios que amparam suas práticas, o PDI estabelece amplas diretrizes que nortearão todas as ações da UFJF bem como os objetivos e metas que devem ser alcançados pelas unidades acadêmicas e setores administrativos nos próximos cinco anos. Para Chein, é uma ferramenta decisiva para tornar ainda mais democrática a gestão da universidade. “O PDI é um instrumento de orientação efetiva. À medida que participarem, comunidade acadêmica e sociedade civil estarão contribuindo para o desenvolvimento da nossa instituição e, consequentemente, de toda a sociedade.”

Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora