UFJF recebe inscrições para cursos de mestrado em Ecologia e Comportamento Animal

UFJF recebe inscrições para cursos de mestrado em Ecologia e Comportamento Animal

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PGECOL) da Universidade Federal do Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas até 30 de novembro, para o preenchimento de até 20 vagas no programa de mestrado em Ecologia 2010.

Para participar, o candidato deverá possuir a concordância de um orientador, credenciado ou em processo de credenciamento no PGECOL-UFJF, e ser portador de um certificado de graduação em curso superior, realizado em instituição oficial, nacional ou estrangeiro, ou ainda documento comprobatório oficial da instituição de que a colação de grau já terá ocorrido até 28 de fevereiro do próximo ano.

As inscrições podem ser realizadas na secretaria do PGECOL, localizada no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Os interessados poderão solicitar, também, a inscrição, no caso de não morar em Juiz de Fora, por meio de procuração ou enviando documentação necessária por SEDEX até 30 de novembro. Nesse caso, os documentos deverão ser autenticados em cartório ou as fotocópias deverão vir acompanhadas dos originais para serem devolvidos posteriormente. O candidato nessa situação deverá entrar em contato com a secretaria do PGECOL para verificar se a inscrição foi recebida e se a documentação está completa.

A documentação obrigatória é: Curriculum Vitae documentado e apresentado no formato Lattes/CNPq, diploma de graduação em curso superior, Histórico escolar da graduação, documentos pessoais (CPF, Identidade, Título de Eleitor, Certificado de Reservista e uma foto 3×4) e o formulário de inscrição.

Encerradas as inscrições, a documentação será analisada pela Comissão de Seleção, designada pelo PGECOL, para homologação. Somente poderá submeter-se aos exames o candidato que tiver sua inscrição homologada e apresentar documento de identificação. A documentação dos candidatos que não tiverem suas inscrições homologadas ou que não forem aprovados nas etapas seguintes do processo seletivo poderá ser retirada na secretaria do PGECOL em até 30 dias após o término dos exames.

O processo seletivo será realizado entre os dias 14 e 16 de dezembro, e dividido em quatro etapas – Prova de Ecologia (eliminatória e classificatória), Prova de Inglês (classificatória), Análise de Currículo (classificatória) e Entrevista (classificatória).  

Os resultados estarão disponíveis no mural da secretaria ou no site do PGECOL no dia 18 de dezembro. Os candidatos aprovados nos exames de seleção serão convocados, pela Secretaria do PGECOL, para, pessoalmente, efetivarem suas matrículas.

Informações relativas à bibliografia básica, recursos e cronologia completa do processo de seleção podem ser acessadas, no edital completo, no site www.ecologia.ufjf.br.

Outras informações: (32) 3229-3227

Comportamento Animal
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora está com inscrições abertas para  mestrado na área de Comportamento e Biologia Animal, turma de 2010. Podem se candidatar diplomados em Curso Superior em Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Farmácia e Bioquímica, Zootecnia, Agronomia, Medicina ou áreas afins. As inscrições podem ser feitas até 30 de novembro, das 8h às 12h, na Secretaria do Mestrado em Comportamento Animal, que fica no Instituto de Ciências Biológicas (ICB). A taxa de inscrição está fixada em R$ 100.

Os candidatos devem apresentar, no ato da inscrição, o Requerimento próprio de inscrição, incluindo o visto do orientador pretendido; Curriculum vitae (modelo Lattes) documentado; cópia do diploma ou do certificado de conclusão do curso de graduação; histórico escolar da graduação; Carteira de Identidade e CPF; uma foto 3×4; carta de apresentação de dois profissionais ligados à sua formação universitária ou às suas atividades profissionais; a apresentação de uma Proposta de Trabalho para a Dissertação (modelo disponível no site do Programa) e um comprovante de depósito da taxa de inscrição.

Todas as provas da seleção serão realizadas das 9h às 12h, distribuídas durante a segunda semana de dezembro, conforme o seguinte cronograma: dia 7 de dezembro, prova de Conhecimentos Específicos; dia 8 de dezembro, prova de Proficiência em Língua Inglesa; dia 9 de dezembro, análise de currículo; dia 10 de dezembro, entrevista.

A inscrição de candidatos estrangeiros pode ser feita a qualquer momento, mediante contato prévio com a Coordenação do Programa. A listagem dos documentos necessários poderá ser obtida junto à secretaria do Programa ou pelo site.

Para obter a titulação, o mestrando deverá integralizar, no mínimo, 24 créditos em disciplinas obrigatórias e de domínio conexo, além de sete créditos relativos à Dissertação de Mestrado, e comprovar proficiência em Língua Inglesa. Completados os créditos em disciplinas, antes da defesa da Dissertação, o mestrando deverá se submeter ao Exame Geral de Qualificação, com a apresentação dos resultados parciais da dissertação.

Outras informações: (32) 3229 3223 (Coordenação do Mestrado em Comportamento e Biologia Animal) http://www.ufjf.br/comportamento/curso

Compartilhar