UFJF – Workshop reúne especialistas em discussão sobre redes inteligentes de energia elétrica

Redes de energia elétrica capazes de utilizar a tecnologia digital, transmitir dados de internet, acompanhar o funcionamento dos aparelhos elétricos de uma residência, fornecer às empresas distribuidoras de energia a possibilidade de orientar melhor seus usuários. Estas “redes inteligentes” são as chamadas smart grids, que foram discutidas na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), nos últimos dias 11 e 12 de abril, no I Workshop Internacional sobre Telecomunicações para Smart Grid, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPEE).

O evento contou com palestras de especialistas nas mais diversas áreas relacionadas à melhoria na eficiência das redes elétricas, entre eles os representantes de empresas Alfredo Sanz (Atmel Corporation) e Alexandre da Silva (General Eletrics); os professores estrangeiros Haniph Latchman (Universidade da Flórida/Estados Unidos) e Bamidele Adebisi (Universidade Metropolitana de Manchester/Reino Unido), além de representantes de instituições nacionais e professores da UFJF.

Segundo o professor da Faculdade de Engenharia e coordenador geral do workshop, Moysés Vidal Ribeiro, congregar os setores acadêmico e industrial é uma iniciativa importante para a evolução das pesquisas do PPEE, que objetivam promover uma melhor relação entre as indústrias e seus consumidores.

“Devemos enraizar esta sinergia entre indústria e academia, porque dela resulta a inovação. Vivenciamos avanços neste aspecto a cada dia, tanto que estamos lançando uma empresa, a Smarti9, que desenvolve e comercializa sistemas de comunicação por linhas de força, tecnologia conhecida como PLC (siga em inglês para Power Line Communications), que transmite dados pela rede elétrica e que é fruto das pesquisas aqui realizadas.”

Entre os assuntos discutidos durante o evento, além do lançamento da Smarti9, estiveram o histórico de implantação das redes inteligentes e a atual conjuntura da adoção desta tecnologia por grandes empresas, como as principais distribuidoras dos países europeus. Também estiveram em discussão os desafios inerentes à utilização desta nova tecnologia, tanto técnicos, no que diz respeito à capacidade de transmissão de dados e à estabilidade da frequência da voltagem nas transmissões, quanto éticos, no que concerne à privacidade de indivíduos que, com o advento das redes inteligentes, podem ter informações sobre a utilização de aparelhos elétricos em suas casas armazenadas pelas grandes distribuidoras.

Congregar academia, indústria e sociedade

Um dos professores da UFJF presentes ao workshop, Edimar de Oliveira, é docente na graduação em Engenharia Elétrica e membro fundador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Engenharia Elétrica (INERGE). Segundo Oliveira, para que haja inovação e a academia contribua com a indústria, é preciso que os programas de pós-graduação estejam afinados com a fronteira do conhecimento. “No caso das pesquisas em smart grids, é importante que essas pesquisas sejam trazidas da fronteira para um evento capaz de congregar pesquisadores, distribuidores e usuários dessa tecnologia.”

Para o coordenador do PPEE, Augusto Cerqueira, unir academia, indústria e sociedade é a melhor forma de identificar demandas e melhorar os bens e serviços oferecidos à população. “Em muitos casos a pesquisa nasce da necessidade da indústria, que por sua vez percebe suas demandas a partir do retorno que os usuários dão aos seus serviços.”

Programação

O evento terá continuidade nesta sexta, 12, quando serão realizadas sete palestras completando a programação. O simpósio está acontecendo no auditório do Edifício Itamar Franco, na Faculdade de Engenharia da UFJF.

Mais informações:

2102-3485 (Inerge)

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica: (32) 2102-3442

Smarti9 Communications: (32) 2102-3435

Ascom UFJF

Dressing the Family for the Holidays
free games online How to Restore an Old Hand Saw

How to create cleavage with this dress
cheap bridesmaid dresses And over there we’ll plant pizza trees far as the eye can see

Latest Fashion In India Pakistan
forever 21 some with buried pasts of their own

All You Need To Know About Laptop Bags
onlinegames each combatant sizing up the other

David Beckham wears the EPIC II
miniclip Call it Pared Down Prep

off final markdowns at JC Penney
kleider pleasant folks recreation

Few Facts Of Digital Cameras
ballkleider harry gunn jams snooki

American Eagle Outfitters’ CEO Discusses Q3 2011 Results
cool math games 50 on the basis of a discounted expected value calculation