UFLA amplia cooperação técnica para os países do Mali e Senegal pelo Programa Além do Algodão

A parceria entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e o Programa Além do Algodão alcança novo patamar com a cooperação técnica em mais dois países africanos. O novo acordo de extensão internacional, que atenderá os países do Mali e Senegal, foi assinado pela vice-reitora, professora Édila Von Pinho, e formalizado no dia 27/8, durante o 12º Congresso Brasileiro de Algodão (CBA), que está sendo realizado pela Organização Brasileira de Produtores de Algodão em Goiânia.

O pró-reitor de Extensão e Cultura e professor do Departamento de Ciência do Solo (DCS), João José Marques, e s professores Antonio Carlos Fraga, do Departamento de Agricultura (DAG), e Pedro Castro Neto, do Departamento de Engenharia (DEG), participam do evento representando a UFLA. O convite para a participação no CBA é da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), uma das patrocinadoras do evento e parceira no Programa Além do Algodão.

“O convite para participar desse congresso é importante, pois em média 50 técnicos de países africanos que mantêm parceria com a UFLA também são convidados. Além do encontro com nossos amigos africanos, aproveitamos esse evento para formalizar a participação da UFLA em dois projetos de extensão internacional. A cooperação com outros países contribui para a expansão das áreas de atuação para solos e saúde humana”, comenta o pró-reitor de Extensão e Cultura, João José.

Programa Além do Algodão

O programa Além do Algodão é uma parceria do Centro de Excelência contra a Fome, da Agência Brasileira de Cooperação e do Instituto Brasileiro do Algodão. A finalidade do programa é auxiliar os produtores familiares de algodão e instituições públicas de países africanos a constituir mercados estáveis para culturas alimentares associadas ao plantio de algodão, bem como para subprodutos gerados da atividade algodoeira.

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) possui parceira com o programa e leva assistência técnica para agricultores do Benim, Moçambique, Quênia e Tanzânia. A instituição atua em conjunto com o Centro de Excelência contra a Fome, do Programa Mundial de Alimentos (PMA), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

Congresso Brasileiro de Algodão (CBA)

O CBA ocorre entre os dias 27 e 29/8 no município de Goiânia, no Estado de Goiás. Em sua 12ª edição, o evento conta com uma vasta programação de plenárias, minicursos, workshops e mesas-redondas, que abordam as mais importantes questões do setor.