UFLA e ABC ampliam atuação no Mali com projeto de extensão na área de pecuária de corte

Três meses após iniciar uma cooperação internacional com o Mali na área de cultivo de algodão, a UFLA estreita as relações com o país africano em um novo projeto coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE). A nova frente de trabalho está relacionada a outro setor relevante na economia malinense: a pecuária de corte, principal fonte de renda de mais de 30% da população do país e responsável por quase 19% de seu PIB.

O projeto “Aumento do potencial produtivo de carne bovina no Mali – Mali Pecuária” tem o objetivo de contribuir para o incremento da exportação de carne bovina do Mali, por meio de capacitações técnicas e institucionais nas áreas de alimentação de bovinos, sanitária, gestão operacional de abatedouros e reprodutiva. Para traçar os objetivos específicos do projeto, uma delegação brasileira composta por representantes da ABC e da UFLA realizaram uma missão técnica no país africano entre os dias 7 e 11/10. A UFLA foi representada pelos professores do Departamento de Zootecnia Carlos Eduardo Saad, Daniel Casagrande e Erick Batista.

De acordo com o professor e chefe do DZO Carlos Eduardo Saad, são grandes as possibilidades de cooperação técnica com o governo do Mali na área de Zootecnia. “Os malinenses são muito carentes de conhecimentos técnicos na área, mas possuem muita vontade de aprender e melhorar. Considero uma grande oportunidade para a UFLA fortalecer mais ainda sua atuação na extensão, mostrando que a atuação nessa área pode alcançar dimensões internacionais devido à grande expertise de seu corpo docente.”

O propósito dessa primeira missão foi realizar o levantamento de dados e informações, bem como um diagnóstico do setor de pecuária malinense. A delegação participou de reuniões com autoridades do Ministério da Pecuária e Pesca do Mali, além de realizar visitas de campo a propriedades rurais de criação de gado e abatedouros. As atividades foram finalizadas com um seminário colaborativo, no qual os brasileiros e diversos atores malinenses esboçaram uma minuta do projeto de extensão, a ser finalizado pelos docentes da UFLA e pelos técnicos da ABC ainda este mês.

Fotos: Fernando Andrade/ABC/MRE