UFLA lança novo Programa Institucional de Bolsas

UFLA lança novo Programa Institucional de Bolsas

Do total de bolsas, 50% serão destinadas a estudantes credenciados pela Praec para recebimento de bolsas e 50% serão para ampla concorrência

O Programa Institucional de Bolsas sempre teve entre seus princípios a inclusão de discentes, oferecendo melhores condições de manutenção nos cursos de referência. Porém, faltava a instituição de mecanismos de valorização que atraíssem todos os estudantes, independente da condição socioeconômica, para a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão que, de fato, apresentassem uma diferenciação em sua formação profissional, ética e cidadã.

A partir de agora, todas as bolsas institucionais deverão estar vinculadas a uma das seguintes modalidades: Bolsa Institucional de Ensino e Aprendizagem – BIEA (vinculadas à Pró-Reitoria de Graduação – PRG); Bolsa Institucional Extensão, Cultura e Esporte – BIEC (vinculadas à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – Proec); e Bolsa Institucional de Pesquisa – BIP (vinculadas à Pró-Reitoria de Pesquisa – PRP). Todas as modalidades serão coordenadas pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários – Praec.

Para o reitor, professor José Roberto Scolforo, esta é uma das ações mais relevantes que trará impactos em toda a comunidade acadêmica, representando uma mudança cultural na Universidade. Ele enumera os benefícios para a Instituição nos diferentes segmentos: os discentes, independentemente de sua condição econômica, terão maior inserção acadêmica e serão valorizados como bolsistas de ensino, pesquisa ou extensão; os professores e técnicos administrativos terão sua base de orientação ampliada, o que propiciará oportunidades a todos.

A Norma do Programa foi proposta pela Direção Executiva e aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário (regulamentado pela Resolução Cuni Nº 19, de 16 de maio de 2013), o que permitiu a institucionalização da nova política de bolsas institucionais. O Programa prevê créditos acadêmicos e/ou certificados aos discentes, professores e técnicos administrativos participantes.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, professor João Almir Oliveira, reconhece que o Programa apresenta um grande avanço para a Instituição, tendo exigido a integração de todas as pró-reitorias e assessorias para a elaboração das normas e editais. “Cabe agora, o melhor aproveitamento de todas as oportunidades e os ajustamentos necessários neste período de transição”, comenta.

Novos critérios

As atividades desenvolvidas pelo estudante bolsista deverão atender, obrigatoriamente, aos objetivos de uma das modalidades de bolsas ofertadas e estarão vinculadas a um projeto ou plano de trabalho elaborado por servidor docente ou técnico administrativo. Ao final da vigência da bolsa, o bolsista deverá apresentar um produto referente às atividades, como artigos científicos, relatórios técnicos ou qualquer um dos produtos previstos na Resolução do Programa, recém-aprovada pelo Conselho Universitário.

Poderá se candidatar às bolsas institucionais qualquer estudante com matrícula ativa nos cursos presenciais da UFLA, respeitados os requisitos definidos em cada submodalidade e Edital. O período de inscrição está descrito em cada Edital (disponibilizados nos links abaixo).

Do total de Bolsas Institucionais, 50% (cinquenta por cento) serão reservadas aos estudantes de graduação classificados em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de acordo com avaliação socioeconômica e credenciamento pela Praec para recebimento de bolsas e, as demais, serão para ampla concorrência. Para concorrer às vagas, todos os candidatos deverão atender aos requisitos da modalidade e submodalidade de bolsa pretendida.

A carga horária das bolsas será de 12 horas semanais ou 48 horas mensais, com valor de R$ 300,00, compatível aos programas de Iniciação Científica existentes no País quando mantida a proporcionalidade com a carga horária de atividades. Em casos excepcionais, a carga horária da Bolsa Institucional poderá ser de 20 horas semanais ou 80 horas mensais. Uma importante alteração é que será garantido o pagamento de 12 (doze) parcelas durante a vigência da bolsa, diferente do que era praticado na Instituição.

Os candidatos deverão ficar atentos às disposições e aos prazos estabelecidos nos editais específicos, sendo que não serão aceitos procedimentos fora dos prazos previstos em edital.

Bolsas institucionais de Ensino e Aprendizagem

Esta modalidade prevê duas submodalidades de bolsas; a submodalidade Ensino possui cinco Programas, com objetivos específicos; já a Aprendizagem dará oportunidade aos estudantes de todos os cursos de graduação da UFLA de participarem de atividades que permitam o seu desenvolvimento e aprendizado técnico em diferentes setores da Universidade. Os programas de bolsa na submodalidade Ensino serão divididos em: Monitoria, PIB Licenciaturas Noturnas, Programa de Mentoria para Calouros, PET Institucional e Programa de Apoio à Produção de Material Didático. Os detalhes de cada submodalidade estão nos editais.

 

Ascom UFLA

A Compelling Risk to Reward Ratio Ahead of Earnings
watch game of thrones online free and Mira Furlan

Looking For Great Deals In Coogi Urban Wear Jackets
free games online But if there is still polish

Saying Goodbye to House M
games online the actual you have to stop being attentive to kesha

Inexpensive Tapered Sweat Pants Preferably with Ribbed Cuffs
cheapest flights the true Godzilla confronts Mechagodzilla

Thinking of Carriage or Storage
onlinegames staying in a relaxed position

3 Banks Per Week in 2011
jeux nicki minaj was formerly in person asked and nyc mode week

Discount Shopping in Richmond and Vancouver
games Do not try to wear the pants halfway down the buttocks

Where to Sell Your Used Handbags
kleider cardigans and other classic pieces to the masses

Compartilhar