UFLA recebe equipe de gestão de universidade peruana

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu representantes da Universidad Nacional Toribio Rodríguez de Mendonza de Amazonas (URTM), do Peru, para reuniões e visitas a instalações do câmpus. A delegação foi liderada pelo reitor da instituição peruana, Policarpio Chauca Valqui, que compareceu acompanhado do vice-reitor, Miguel Angel Barrena, e do diretor de Relações Internacionais, Carlos Poemape.

O grupo esteve, anteriormente, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para fechamento de acordo de cooperação. Sabendo da similiridade das áreas de atuação da UFLA com as linhas de pesquisa da URTM, o grupo viajou até Lavras para conhecer o trabalho desenvolvido e avaliar a possibilidade de uma parceria futura. Eles foram recebidos pela vice-reitora da UFLA, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, e assistiram a uma apresentação da instituição, feita pelo coordenador de Relações Interinstitucionais da Diretoria de Relações Internacionais da UFLA, professor Luiz Roberto Guimarães Guilherme.

Em seguida, o grupo conheceu as instalações experimentais do Departamento de Zootecnia (DZO), na área de Psicultura, com a professora Priscila Vieira e Rosa, passando também pelo Polo de Excelência do Café, onde foram recebidos pelo professor Mário Lúcio Vilela de Resende, e se informaram sobre linhas de pesquisa em andamento na área da cafeicutura.

Para Policarpio, a UFLA é uma universidade muito importante e há interesses comuns com a URTM em pelo menos três linhas de investigação. “Está aberta a possibilidade de firmarmos colaboração para intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores. A partir de 24/9, possivelmente virão quatro pesquisadores nossos para a UIFLA, para conhecer a experiência de vocês com a piscicultura”.

Durante as atividades, acompanharam a delegação peruana o professor da UFMG Carlos Chavez Olortegui; o professor aposentado do Departamento de Química da UFLA, Nadiel Massahud; e a estudante de doutorado da UFLA Lizette Mendez Fasabi, que é professora na URTM.