UFLA terá cinco novos cursos de graduação em 2014: quatro engenharias e Medicina

Nesta sexta-feira (11), o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, recebe representantes da comunidade acadêmica e da sociedade de Lavras e região para anunciar um novo plano de expansão que contempla cinco novos cursos de graduação para 2014. Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Materiais e o esperado curso de Medicina.

Os cursos anunciados terão início no segundo semestre letivo de 2014 e já terão como referência as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado em outubro de 2013. Cada curso de Engenharia terá 80 vagas anuais, o de Medicina 60 vagas e todos têm previsão de entradas semestrais.

Com os novos cursos, a Instituição amplia a sua inserção em novas áreas do conhecimento. Referências em Ciências Agrárias, desde o final da década de 1990 a UFLA, já com status de universidade, ampliou a oferta de cursos para a área de Ciências Exatas, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas. Nos últimos anos, a Universidade saltou de 10 cursos ofertados em 2004, para 30 cursos em 2013, dos quais, 24 presenciais e seis na modalidade a distância. Juntos, esses cursos beneficiam cerca de nove mil estudantes.

Otimista com as conquistas, o reitor destacou que a inserção em novas áreas fortalecerá a instituição como todo sem descaracterizá-la em áreas em que já referência e com previsão de investimentos não apenas nos novos cursos, mas também nos cursos já consolidados.

“O governo foi sensível ao considerar que a UFLA é uma instituição de referência em Ciências Agrárias e que poderia contribuir para o País na formação de profissionais da área de saúde com qualidade diferenciada. Lavras vai se transformar verdadeiramente em um centro de Ensino, Ciência, Tecnologia e Inovação, valorizada por diferentes segmentos da sociedade”, reforçou o reitor.

Negociação e investimentos
Sem a previsão de um novo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação das Universidades Federais (Reuni), logo no início da atual gestão, a UFLA apresentou um projeto próprio de expansão orgânica ao Ministério da Educação (MEC). O projeto previa, entre outras prioridades, a instalação de novos cursos na área de engenharias, sinalizado pelo Governo Federal como de extrema carência para o desenvolvimento do País.

Ao longo do período de negociação, a Direção Executiva da UFLA percebeu que havia a oportunidade de criação do curso de Medicina, frente à nova proposta do governo de amparar novos cursos em parceria com o fortalecimento dos hospitais locais, em especial com vinculação ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A implantação do curso de Medicina faz parte do programa “Mais Médicos para o Brasil”, que prevê a ampliação de 3.615 vagas em cursos de Medicina em universidades federais do País até 2017.

Para 2013 e 2014, estão previstos investimentos na UFLA na ordem de 100 milhões de reais, incluindo grandes empreendimentos como o Parque Tecnológico e Científico de Lavras e o Complexo de Esporte de Alto Rendimento, além da reestruturação dos cursos já existentes, em infraestrutura, equipamentos e critérios de acessibilidade.

Para os cursos de Engenharia e Medicina estão previstos investimentos iniciais de 24 milhões em infraestrutura e 15 milhões em equipamentos. O curso de Medicina tem investimento estimado em 10 milhões de reais anuais, com suporte do governo já comprometido para infraestrutura, equipamentos, contratação de servidores técnicos e docentes.

Além da infraestrutura para a instalação dos cursos, ao longo dos últimos anos, a UFLA vem desenvolvendo o Plano Ambiental e Estruturante que preparou o câmpus para a expansão. Estão previstos ainda investimentos para a construção do terceiro bloco do Alojamento Estudantil, ampliação da Biblioteca Universitária (infraestrutura e acervo bibliográfico), ampliação e modernização das áreas de convivência e cantinas, novas salas de aula, além da duplicação da capacidade de atendimento do Restaurante Universitário (RU).

Benefícios para lavras e região
Ao longo de seis anos, serão cerca de quatro mil novos estudantes que passarão a fazer parte da comunidade UFLA, incluindo outros três cursos na área de Engenharia e Geologia com previsão de início em 2015. Os cursos de Engenharia, juntamente com cursos já existentes, terão investimentos em tecnologias inovadoras para impactar a qualidade de vida da sociedade.

Além do impacto na economia do município e região, a Universidade vai contribuir para a formação de mão de obra qualificada em áreas estratégicas, com comprovada carência no Estado e País. Representa ainda novas oportunidades de formação na universidade pública que se destaca no ranking do MEC (Índice Geral de Cursos) como uma das melhores instituições do Brasil.

O benefício direto que será sentido pela população de Lavras e região será na ampliação da capacidade de atendimento pelo SUS e na qualidade dos serviços prestados, com investimentos em infraestrutura, equipamentos e corpo clínico. Fato ressaltado pelo prefeito de Lavras, Marcos Cherem, médico com experiência e conhecimento sobre os desafios da área da saúde. Mesmo com um investimento em torno de 32% do orçamento do município em saúde, Cherem reforça que o curso de Medicina deverá impactar de forma muito positiva a infraestrutura e os serviços médicos ofertados, com benefícios à qualidade de vida da população.

Para exemplificar a força que um curso de Medicina traz para o município, durante a cerimônia de apresentação dos novos cursos, o deputado Reginaldo Lopes anunciou que Lavras ganhará um Centro de Oncologia, atendendo a um anseio antigo da população.

O deputado fez referência ao anúncio dos novos cursos como um momento histórico para Lavras, a região e o País. “A UFLA não perde nenhuma oportunidade e está em sintonia com as demandas da sociedade, como pode ser verificado na dimensão dos investimentos e na expansão da Universidade. Minha esperança é que o curso de Medicina seja um instrumento de reestruturação e fortalecimento da rede de saúde de Lavras e região”, pontuou.

ASCOM – Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Fashion of the twenties of last century
watch game of thrones online free runway fashion has become retarded

Priceless Gift at Affordable Prices
online games on television and even in movies

Top ten ways to secure a buyers list
cheap flights Patterns pair with solids as long as there isn’t a color clash

Apple’s Upside From Greater iPhone Market Share
forever21 Masculinity in the form of athleticism and muscle

5 Things You Need to Know About the New iPhones
free online games There is only one thing to say buy on sale

The Idolization Of Bugaboo Prams
jeux According to the employees at the Fashion Bug

Front Row at Fashion Week
kleider The full line is usually well defined and easy to spot

Eclipse Fashion Style On a Budget
cool math games ecco days development elite