UFMA -Dada a largada inicial para os Jogos Universitários Maranhenses 2013

SÃO LUÍS – A tocha foi acesa. Foi dada a largada para a maior competição esportiva universitária, os Jogos Universitários Maranhenses 2013. A cerimônia de abertura foi realizada nesta sexta-feira, 23, na quadra poliesportiva da Universidade Federal do Maranhão, que nesta edição, sedia os JUMs 2013.

São 50 equipes que disputam o primeiro lugar da competição nas 10 modalidades, sendo 6 coletivas: Basquetebol, Futsal, Handebol, Futebol, Voleibol, Beach Soccer -, e 4 individuais: Atletismo, Natação, Judô e Xadrez, que compõem os jogos. Esta edição conta com a participação de quatro Instituições de Ensino Superior, que inclui aproximadamente 700 participantes. Além da Universidade Federal do Maranhão, a anfitriã dos jogos neste ano, participam também a UEMA, Ceuma e Pitágoras.

Os JUMs garantem o direito à prática desportiva, que tem respaldo constitucional. Segundo Márcio Alves, da Federação Acadêmica Maranhense de Esporte (FAME), “os Jogos Universitários Maranhenses são importantes para os estudantes de nível superior, pois através dos jogos é garantido o direito à prática de esportes, o que é uma das prioridades dentro da lei de desportos.

Então este evento, além de criar essa oportunidade para estes atletas que já têm uma prática esportiva desde antes da universidade, também é uma oportunidade para revelar os talentos do Estado para a competição nacional e, quem sabe, internacional”, diz.

Bergson Fernandes, estudante do Curso de Matemática foi campeão no Xadrez, nos JUBs 2012, realizado ano passado em Foz do Iguaçu, foi ele quem conduziu a tocha olímpica. “É um orgulho representar o Estado e a UFMA, afinal é a maior universidade do Maranhão. Para mim é sempre um motivo de satisfação fazer parte desta Instituição. É a segunda vez que participo do JUMs e a primeira no JUBs, no qual fui campeão. Agradeço à UFMA que sempre nos deu suporte e apoio para as práticas esportivas”, afirma.

A disputa acirrada dos competidores é para garantir uma vaga nos Jogos Universitários Brasileiros 2013, que acontece de 23 de outubro a 2 de novembro, em Goiânia-GO. Os primeiros colocados em cada modalidade irão representar o Maranhão na competição nacional.

Assim que a atual administração assumiu, em 2008, um dos objetivos era incentivar o esporte acadêmico, visto que é necessário haver essa interação entres os universitários, bem como garantir qualidade de vida e daí serem reconhecidos como grandes atletas. Nos JUMs a Universidade é bicampeã, ganhando o primeiro lugar consecutivamente em 2010 e 2011. Em 2012, a Universidade ocupou a segunda posição. Em 2013, a UFMA está mais preparada com professores e técnicos qualificados, o que resulta em atletas com maior rendimento.

Com muita música e dança, como o grupo conhecido nacionalmente, o Street dance e o grupo de estudantes do Curso de Educação Física da UFMA, que se apresentaram durante a cerimônia, foi dada a largada inicial para os JUMs 2013, que já começa com as competições amanhã, 24, a partir das 7h30, nas modalidades Atletismo, Natação, Judô e Voleibol.

Estiveram presentes na solenidade o professor Fernando Carvalho Silva, representando o reitor da UFMA Natalino Salgado; o professor José Nelson Andrade, representando o reitor da UEMA, José Augusto Oliveira; o coordenador adjunto do Curso de Educação Física do Uniceuma, Bruno Bavaresco, representando o reitor do Uniceuma Marcos Barros; a assessora de Relações Institucionais da UFMA, Kátia Marques, o coordenador geral dos JUMs 2013, Hamilton Ferro; o vice-presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário, Alim Maluf Neto e o Presidente da Fame, Márcio Alves.

Saiba +

Os Jogos Universitários Maranhenses é um período dedicado ao Esporte Universitário. Uma semana em que Instituições de Ensino Superior se unem por meio de jogos, e buscam oportunizar os talentos dessas instituições.

Desde 2003, a Federação Acadêmica Maranhense de Esporte (FAME) trabalha para estimular o desenvolvimento de ações que de forma coerente e integrada desenvolvem a competição tornando-a mais atraente e eficaz. Desafio que se renova todos os anos e é uma motivação constante para a Federação Acadêmica Maranhense de Esporte, para a Confederação Brasileira do Desporto Universitário, o Ministério do Esporte e parceiros do projeto.

O poder transformador do esporte e sua relevância social se reafirmam a cada dia. A importância dos Jogos Universitários não está somente em revelar novos talentos, mas em difundir os valores olímpicos.

A cada ano os avanços em termos organizacionais e o grande número de participantes evidenciam a qualidade da competição. São os atletas que brilham com seus esforços, conquistando vitórias e demonstrando o espírito competitivo.

A vitória ou a derrota virão por consequência, mas a amizade e a alegria de celebrar novamente o prazer de ser atleta isso sem dúvida estará presente.

É preciso acreditar e sonhar junto com um projeto que deu certo e que seus frutos ainda permanecem, hoje mais um JUMs 2013 se amadurece. Gostaríamos de parabenizar todos os acadêmicos, organizadores e autoridades presentes, que juntos enaltecem o esporte universitário maranhense.

 

Fonte: Sansão Hortegal/Ascom-UFMA

 

 

 

 

 

Tips To Help You Succeed In Network Marketing Despite Primerica Scam Rumor
free games online Roberto created a new design technique for printing on stretch denim

How to Do Cardio With Bad Knees
games online The Average Salary of a Fashion PR Assistant

10 Tips For Choosing The Perfect Prom Dress Page 1 of 2
mermaid wedding dresses If you’ve been walking a 20 minute mile

Footjoy WOMEN’S CLOSEOUT ESTATE CREAM
cheap flights owning one of them is like owning a swatch of fashion history

How Do You Put Yourself Back Together
free online games Much like Paranormal Activity 2

Metrosexual a fashionably stylish well groomed man
games keep yourself open to trying out different flower arrangements

Fashion for Those Who Realize They’re One in 7 Billion
kleider Chola Helps Maintain Body Temperature

Special K fruit Crisps are a Pop Tart in disguise
games No matter men or women