UFMA divulga moção de defesa do estado democrático de direito

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO/CONSUN, da Universidade Federal do Maranhão, reunido em sessão extraordinária em 08 de abril de 2016, faz saber, que diante da deflagração de um processo de impeachment com frágeis fundamentos legais, contra uma Presidenta democraticamente eleita, este Conselho vem manifestar veemente repúdio a esse processo, que afronta a consciência democrática e a vontade soberana do povo brasileiro, constituindo-se em grave ameaça ao Estado Democrático de Direito, entendendo que a tentativa de promover o impeachment da Presidenta da República atende a interesses menores, e não aos legítimos anseios do povo brasileiro.

As iniciativas antidemocráticas em curso representam um retrocesso e afetam gravemente o funcionamento das Instituições Federais de Ensino Superior, assim como o futuro da educação pública.

Trata-se de um atentado contra os direitos sociais conquistados ao longo de décadas de lutas dos brasileiros, afirmando que não será através da ruptura democrática que solucionaremos o os problemas que afetam a educação e a sociedade. Ao contrário, será aprofundado o diálogo, a democracia e a legalidade que enraizaremos a justiça social que nosso povo tanto almeja.