UFMA integrará sistema nacional de esporte

UFMA integrará sistema nacional de esporte

Anúncio foi feito pelo ministro George Hilton ao inaugurar pista olímpica de atletismo da Universidade

 

Na manhã da última quarta-feira, 5, foi realizada, na Cidade Universitária do Bacanga, a inauguração da Pista de Atletismo da Universidade Federal do Maranhão, com a presença do ministro do Esporte, George Hilton, do governador do Maranhão, Flávio Dino, do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, do reitor da UFMA, Natalino Salgado, dos ex-atletas olímpicos brasileiros Robson Caetano, Edson Luciano, Claudinei Quirino e André Domingos da Silva, entre outros desportistas maranhenses. A pista, que foi feita com investimento do Ministério do Esporte no valor de R$ 6 milhões, possui 400 metros de comprimento e dez de largura e tem medidas e equipamentos de padrão internacional.

Após o descerramento da placa, o atleta Claudinei Quirino, detentor dos recordes sul-americano nos 200m rasos e de revezamento 4x100m rasos, destacou que o esporte deve começar na escola, tendo continuidade na universidade. Elogiou as condições da pista e o clima agradável para a prática esportiva. “A UFMA está de parabéns por essa pista de alto nível. Espero que se formem bons atletas aqui no Maranhão”, ressaltou.

Natalino Salgado ressaltou que a UFMA terá agora condições de receber competições internacionais inseridas na Rede Nacional de Treinamento de Atletismo, tornando-se um legado com as políticas de consolidação posteriores aos Jogos Olímpicos de 2016. “A nossa pista de atletismo será de grande importância para mudar a realidade social de nossos jovens, porque irá promover o interesse pela competição esportiva e também a inserção da cultura e promoção da saúde”, enfatizou.

O governador Flávio Dino afirmou que o governo maranhense, assim como o Estado Brasileiro, contribuirá com bolsa de incentivo aos atletas. “Tenho fé e esperança que essa pista de atletismo irá contribuir de forma positiva para os nossos jovens que buscam no esporte a realização de seus sonhos e que sairão daqui atletas de alto nível representando nosso Estado e País”, desejou.

Para o ministro do Esporte, George Hilton, é um prazer enorme presenciar o sonho de muitos atletas de poder praticar esporte em uma pista de alto padrão e totalmente equipada. “Esta pista permitirá que nossos atletas não precisem se deslocar para outras capitais e até mesmo para outros países para praticar o atletismo de alto rendimento”, destacou.

Hilton afirma ainda, que com a criação do Sistema Nacional de Esporte, a prática esportiva será mais democratizada e acessível para toda a sociedade brasileira. “O Sistema Nacional de Esporte que está sendo criado, interligará através da União, as universidades, as vilas militares, os governos estaduais e as prefeituras. Haverá uma verdadeira revolução no esporte social, comunitário e educacional desse país, democratizando, de fato, o esporte”, ressaltou.

O estudante da Escola Presidente Médici-SESI, Marcelo Santos Lima, natural do município de Bacabal, atual campeão de salto em altura masculino e dos 250m rasos dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), era um dos mais entusiasmados. “Com essa pista, o atletismo será consolidado em nosso Estado e todos os atletas poderão ter a oportunidade de se destacar”, disse a promessa do atletismo brasileiro.

O presidente da Federação Maranhense de Atletismo (Fama), Márcio Miguens, prometeu corresponder a expectativa do jovem atleta de dias melhores para o futuro da modalidade “Vamos organizar campeonatos regionais, nacionais e internacionais de atletismo, com apoio da UFMA”, anunciou.

Também estiveram presentes na solenidade de inauguração o secretário executivo do Ministério de Esportes, Ricardo Leyser, o secretário de Esporte do Estado do Maranhão, Márcio Jardim, o secretário municipal de Desporto e Lazer, Jerry Abrantes, o deputado federal Cléber Verde, o deputado estadual Junior Verde e o chefe de Departamento de Educação Física da UFMA, Mário Sevilio.

A pista

A Pista de Atletismo da UFMA possui formato de meia-lua e sua estrutura está apta ao desenvolvimento de 48 modalidades do atletismo, dentre elas corridas rasas com barreiras e obstáculos, além de lançamentos com arremesso de dardos, martelos, pesos, discos e saltos. Também possui equipamentos para salto em altura, salto em distância e salto triplo. A pista já foi utilizada para competições universitárias em 2014, como Olimpíadas UFMA, Jogos Universitários 2014 e Jogos Escolares Maranhenses (JEMs).

Ascom UFMA

Compartilhar