UFMA – Mais de mil profissionais do HU já foram capacitados para atender pacientes com Covid-19

UFMA – Mais de mil profissionais do HU já foram capacitados para atender pacientes com Covid-19

SÃO LUÍS – Profissionais do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estão sendo capacitados para uma atuação correta e segura na assistência aos pacientes que precisem de atendimento nos leitos reservados aos casos da Covid-19. Uma série de treinamentos está sendo desenvolvida entre as equipes de saúde, chegando a mais de mil profissionais capacitados até o momento. Entre os temas abordados, estão paramentação, ventilação mecânica, parada cardiorrespiratória e intubação orotraqueal.

Os treinamentos estão sendo realizados pela equipe do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde – SCIRAS, ligado ao Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente com o apoio das chefias dos setores, no qual cada equipe capacitada se torna também multiplicadora, a exemplo do chefe da Unidade de Clínica Cirúrgica, Arthur Serra Neto, que destaca como essencial o papel de cada um nesse processo. Ele já foi treinado e tem capacitado toda a sua equipe. “Por meio do acesso à padronização das técnicas, podemos melhor assistir o paciente com Covid-19 e evitar também a contaminação dos profissionais, uma vez que a paramentação e a desparamentação estão entre as causas de maior número de contaminações nos profissionais de saúde. Uma vez treinados, o risco diminui consideravelmente.”

Ele acrescenta que, a principio, existe certo medo, porque é algo muito novo, mas, depois do treinamento, quando é explicada a rotina, o passo a passo, as equipes vão ganhando confiança para desenvolver suas atividades quando chegar o momento.

O médico infectologista do HU-UFMA Bernardo Wittlin destaca alguns cuidados que os profissionais de saúde devem ter no contexto da Covid-19. “Para a nossa proteção contra o vírus, contamos com três aliados: a higienização das mãos, o uso correto de EPIs e a tranquilidade. Toda e qualquer assistência ao paciente, mesmo de emergência, só pode acontecer atendendo a essas três condições.”

Além dos treinamentos, vídeos educativos estão sendo elaborados em parceria com a Unidade de Comunicação Social, que estarão disponíveis a todos os profissionais para que possam consultá-los sempre que necessário.

Atuação do HU-UFMA

Diante da decretação de “Emergência de Saúde Internacional” pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e de “Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional” pelo Ministério da Saúde (MS), o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), por meio da Portaria-SEI nº 080, de 17 de março de 2020, institui o Comitê de Enfrentamento Institucional SARS-CoV2 (Doença pelo Coronavírus – Covid-2019).

A criação do Comitê tem o objetivo de realizar a gestão estratégica e institucional para o enfrentamento do novo Coronavírus (SARS-CoV2) no âmbito do HU-UFMA, além de definir e dar os devidos encaminhamentos com relação à situação da pandemia. Ele é composto por uma coordenação geral, uma equipe de consultoria e um time operacional. Este último vai apoiar as ações das Gerências de Atenção à Saúde, Administração e Ensino e Pesquisa do HU-UFMA.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra, atualmente, 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Fonte: UFMA 

Compartilhar