UFMA – Nair Portela faz balanço de sua gestão como reitora

Encerra-se neste domingo (10) o mandato da reitora da Universidade Federal do Maranhão, Nair Portela Silva Coutinho, primeira mulher a ocupar o cargo máximo da instituição.

Abaixo, Nair Portela faz um balanço do cargo que ocupou entre os anos de 2015 e 2019.

A Universidade Federal do Maranhão avançou em todos os índices de avaliação em nível de ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização nos últimos 4 anos. Construímos uma gestão democrática, aberta e dialógica, preocupada com as demandas mais sensíveis da Universidade, focando no que temos de mais precioso, as pessoas: estudantes, docentes, técnicos administrativos, pessoal terceirizado, comunidade do entorno, etc.

Acompanhamos as transformações próprias deste século, de um tempo que exige das instituições e de seus gestores diálogo, responsabilidade e participação constantes, visão holística, estratégica e humana para o enfrentamento de desafios que não se restringem à UFMA, mas se ligam à contemporaneidade, aos contextos econômicos, culturais, políticos, sociais e internacionais.

Estamos felizes com o progresso que tivemos. Foram muitos cursos estrelados no Guia do Estudante, melhoramos nossa posição no ranking da Folha, o RUF; as avaliações in loco e do ENADE alcançaram notas elevadíssimas (4 e 5). Aumentamos em mais de 40% a oferta de cursos de mestrado e doutorado, inclusive no continente. Apenas entre 2018 e 2019, foram quatro doutorados e dez mestrados aprovados pela CAPES.

Descentralizamos o Restaurante Universitário (RU). Saltamos de um (1) Restaurante para dez (10), atendendo a demandas históricas dos estudantes. Só no Campus de São Luís são três (3) novas unidades do RU: Fábrica Santa Amélia, Paulo Freire e ILA-Medicina. Aprimoramos as políticas de acessibilidade, potencializando a inclusão social, valorizando e cuidando de cada pessoa que chega à universidade na sua peculiaridade.

Descentralizamos o SEMIC, fomentando a pesquisa e a inovação na graduação e na pós-graduação em todos os câmpus da UFMA.

Criamos a Pró-reitoria de Planejamento para implantar a urgente e necessária governança corporativa e o controle interno, trabalhando em sinergia com a Pró-reitoria de Administração e Finanças. Racionalizamos os processos da Pró-reitoria de Assistência Estudantil, ampliamos a presença da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo na sociedade maranhense, aperfeiçoamos os critérios de contratação de pessoal e as políticas de qualidade de vida no trabalho por meio da Pró-reitoria de Recursos Humanos.

A Pró-reitoria de Ensino e a Procuradoria Institucional, por sua vez, trabalharam ativamente na construção e consolidação dos cursos de graduação, envolvendo estudantes, professores e técnicos. A Prefeitura de Câmpus, na esteira dos imperativos da sociedade e do governo, constituiu procedimentos internos norteados pela transparência, pela ética e pela integridade, respeitando as diretrizes dos órgãos de controle e auditoria.

Cada setor se esmerou para construir uma UFMA forte, respeitada e reconhecida. E nós conseguimos. Nós vencemos os desafios!

A UFMA está mais presente no dia a dia da sociedade maranhense. Somos referência como fonte de informação, de produção de conhecimento e de pesquisa científica qualificada. Estamos convictos da grandeza e do valor social que a UFMA galgou nos últimos quatro anos. Consolidamos o empreendedorismo e a inovação, aproximamo-nos da comunidade, assumimos o protagonismo na produção de ciência no Maranhão e nos posicionamos entre as melhores IFES da região norte-nordeste.

Tudo isso aconteceu ancorado no trabalho coletivo, na responsabilidade, na racionalidade, em princípios éticos e respeito ao erário e às pessoas.

Foram muitos os avanços. O contexto de crise econômica do país e de dificuldade financeira das Instituições Federais foi uma realidade que dificultou, mas não impossibilitou que atingíssemos objetivos e metas. Enfrentamos com a verdade a fábrica das fake news e a máquina midiática de maculação de reputações. Fortalecemo-nos diante da desinformação e da falta de ética.

A UFMA se tornou altaneira. Combatemos o bom combate, consolidamos os avanços, vencemos os desafios e aproveitamos as oportunidades da jornada com coragem, competência e confiança.

A Universidade Federal do Maranhão é um patrimônio do nosso estado. É lugar de ciência, de ensino, de pesquisa, de inovação, mas, também, de realização de sonhos, de expectativa de dias melhores, da pavimentação da estrada da esperança e da possibilidade de um horizonte promissor com mais igualdade de oportunidades, desenvolvimento humano, social, valorização da verdade, convivência de pontos de vista contraditórios e uma cultura de paz.

Deixamos um legado. Houve muitas lutas e as vencemos porque acreditamos que a educação é a única alternativa na formação de gerações que levarão a cabo mudanças fundamentais para o Maranhão e o Brasil. Mudanças urgentes. Necessárias.

Agradecemos a todos que fizeram parte dessa longa trajetória e nos ajudaram a construir essa história de superação de desafios e consolidação de avanços.

Com gratidão e respeito,

Nair Portela Silva Coutinho
Reitora da UFMA
(2015-2019)

Fonte: Jornal Pequeno