UFMA – Parceria com prefeitura capacita 580 candidatos a agentes comunitários

IMPERATRIZ – Foi ofertado, no Câmpus Imperatriz, entre os dias 9 e 13 de abril, o Curso Introdutório para Agentes Comunitários de Saúde, que é uma das etapas do processo seletivo pela Prefeitura de Imperatriz para admissão de novos profissionais.

Ao todo, estão inscritos 580 candidatos, divididos em 10 turmas. As aulas foram ministradas no período matutino por professores dos cursos de Enfermagem e Medicina da UFMA-Imperatriz, com o apoio de acadêmicos.

O Curso Introdutório para Agentes Comunitários de Saúde, realizado durante a semana, estabelecido na Lei nº 11.350/2006 é apenas uma das etapas do processo seletivo, que ainda incluiu uma prova escrita sobre o conteúdo, realizada no domingo, 15.

O agente de saúde tem por atribuição o exercício de atividades preventivas de doenças e promoção da saúde com o objetivo de ampliar o acesso da comunidade às ações e aos serviços de informação, de promoção social e de proteção cidadã, sob supervisão de um gestor.

O professor do curso de Enfermagem Francisco Magalhães explicou sobre a proposta do curso de formação, que é voltado ao aprendizado do futuro agente comunitário na atenção básica de saúde.
“Estamos enfatizando as atribuições e responsabilidades do agente, como ele deve se inserir nesse processo e de que maneira deve ser sua atuação com os outros profissionais, uma vez que o trabalho é feito em equipe”, elucidou o professor.

A Atenção Básica de Saúde (ABS), de acordo com o Ministério da Saúde, é o primeiro nível de atenção e se caracteriza por um conjunto de ações que têm por objetivo desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das comunidades.

A coordenadora do curso de Enfermagem, Adriana Nogueira, acrescentou que houve uma preocupação em conciliar a carga horária das atividades habituais da Universidade com a capacitação dos candidatos.
“Organizamos a logística para a capacitação desses 580 candidatos em dez turmas, durante toda a semana. Houve o envolvimento de vários professores dos cursos de Medicina e Enfermagem da UFMA, então organizamos uma escala para não atrapalhar o calendário acadêmico e realizar a capacitação satisfatoriamente”, destacou.

O diretor de Centro do Câmpus Imperatriz, Daniel Duarte, ressaltou a importância da contrapartida da instituição em parcerias com a Prefeitura de Imperatriz.

“A universidade tende a dar uma contrapartida à Prefeitura em forma de capacitação. É uma parceria que temos com o município: eles ofertam as vagas de estágio aos nossos alunos da área da saúde e nós cedemos o espaço físico da instituição e realizamos esse tipo de ação, quando necessário”, acrescentou.
A convocação final dos agentes de saúde está prevista ainda para o mês de abril, segundo edital da Prefeitura.