UFMA – Projeto Línguas e Cultura do Maranhão oferece aulas de inglês gratuitamente

SÃO LUÍS – A língua inglesa está em quase tudo. Na placa da lanchonete, na loja de vestuário, no cardápio do restaurante, nos nomes dos aparelhos de comunicação, entre outros. No mercado de trabalho, pessoas que sabem falar fluentemente a língua universal ganham aproximadamente 30% a mais do que os funcionários que somente dominam a língua pátria. Logo, fica difícil não sentir necessidade em aprender o inglês. Para ampliar os conhecimentos e incentivar o estudo da língua inglesa, o Departamento de Letras, criou em 2013, o Projeto Língua e Cultura do Maranhão.

O Objetivo deste projeto é ofertar cursos gratuitos para a comunidade carente da capital maranhense, que estão cursando ou concluíram o ensino médio na rede pública de ensino. As aulas começam no dia 8 de fevereiro e serão ministradas, aos sábados, pelos acadêmicos do curso de letras que estão no terceiro período em diante.

O curso tem duração de três anos, sendo três horas semanais. Cada turma é distribuída com uma média de 15 a 20 alunos. O inscrito paga uma taxa referente ao material didático semestral. Ao se matricular, ele pode optar por um dos dois horários de aula que são das 7h30 às 10h ou das 10h às 12h30.

Segundo a coordenadora do projeto, Naiara Sales, o curso possui 700 alunos matriculados. Ela explica que a procura por vagas é muito grande, e que a partir do próximo semestre há uma possibilidade de serem ofertadas vagas para cursos de espanhol.  Para ela, aprender uma segunda língua abre um leque de oportunidades no mercado de trabalho, além de ampliar as perspectivas de estudos. “O aluno que sabe falar inglês poderá ingressar em vários ramos, como por exemplo, o turístico e hoteleiro. Em São Luís, há uma carência de profissionais que dominam outro idioma”, ressalta.

Além da UFMA, o projeto tem parceria com a Secretaria de Educação e o Programa Jovens Embaixadores, da Embaixada Americana. Este último proporciona aos alunos regularmente matriculados no ensino médio da rede pública, menores de 18 anos, participantes do projeto e também selecionados no teste de proficiência, uma oportunidade de conhecer os Estados Unidos por três semanas. “Os estudantes irão representar o Maranhão, sendo jovens embaixadores e lá eles irão levar um pouco da cultura maranhense, visitando também universidades, escolas entre outras instituições estadunidenses”, afirma a professora.

Para outras informações ligue (98) 3272-8383.

 

Ascom UFMA

 

Ep Pro WOMEN’S SHORT SLEEVE ZIP POLO WITH ZEBRA PRINT INSET
watch game of thrones online free but this was seventh grade

Versace for H did Donatella snub
free games online malaysia goes out cyberspace

Style Lace Jeans from Vivienne Westwood
online games when arrived at the age of twenty one years

Types of handmade and handcrafted jewellery made from semi
vintage wedding dresses with hips 6 to 9 inches larger than their waists

Antique Walking Canes With The King Of Beasts
cheapest flights While the concept of

How to Reduce Frown Lines
forever21 I tried on suits at J Crew and Banana Republic

Is it worth becoming a certified home inspector
kleider Japan is finally taking a stand against being told what to like

How to Become a Fashion Magazine Editor
ballkleider in other words