UFMA recebe Cônsul-geral da China

SÃO LUÍS – Na terça, 5, a Universidade Federal o Maranhão recebeu a visita da cônsul-geral da China em Recife (PE), Yan Yuqing, que realizou uma agenda de visitas na capital maranhense junto com empresários chineses. Na ocasião, o diretor do Núcleo de Relações Internacionais, Leonardo Dall’Agnol, apresentou o trabalho e as parcerias já existentes entre a UFMA e instituições chinesas, a exemplo da firmada com o Instituto Confúcio.

Além de mostrar destaques e lugares turísticos do Maranhão em slides, o diretor do Núcleo falou sobre os programas de internacionalização da UFMA, que levam discentes locais para estudar em outros países e trazem estudantes de outras nacionalidades para realizarem intercâmbio acadêmico, tudo por meio de programas como Bolsas Santander e Brafitec.

Ele também destacou que até mesmo alunos de países muito distantes, como Finlândia e Coreia do Sul estão tendo oportunidade de realizar intercâmbio na UFMA. Dall’Agnol acrescentou que o Núcleo tem acrescentado mais ações para o acolhimento e melhor adaptação do aluno estrangeiro na sociedade e na universidade, como o programa de apadrinhamento por estudantes da UFMA.

A apresentação e a receptividade de diversos representantes da universidade federal do Maranhão agradaram à cônsul chinesa. “Desde que chegamos a esta cidade, sentimos muita amizade do povo maranhense. Estamos interessados na possibilidade de parcerias tais como a estabelecida entre UFMA, Instituto Confúcio e a Universidade de Hubei. Também temos interesse em cooperações voltadas para a educação e para a qualificação técnica de brasileiros e chineses nessa união”, comentou Yan Yuqing, por meio de um tradutor.

Em seguida, o diretor de Pós-Graduação da UFMA, Vicente Casas, manifestou o interesse em firmar mais acordos de cooperação técnica voltadas para a pesquisa acadêmica-científica e para a área de inovação. O pró-reitor de Planejamento da UFMA, professor João de Deus Mendes, ressaltou a natureza do encontro e do acolhimento à delegação chinesa. “Nós temos uma relação muito boa com a China e suas instituições e queríamos dar as melhores boas-vindas à cônsul-geral da China em Recife”, afirmou.