UFMA sedia congresso de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho

UFMA sedia congresso de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho

SÃO LUÍS – Com o objetivo de valorizar a produção científica e o acesso dos pesquisadores e estudantes à psicodinâmica do trabalho, a Universidade Federal do Maranhão sediará, entre os dias 22 e 25 de outubro, no Centro Pedagógico Paulo Freire, o VI Congresso Brasileiro de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho e o VII Simpósio Brasileiro de Psicodinâmica do Trabalho.

As inscrições do Simpósio e do Congresso podem ser feitas até o dia 20 de outubro, pelo site do evento, tendo como público-alvo estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da área.

Após essa data, as inscrições serão realizadas na secretaria do evento, no Centro Pedagógico Paulo Freire. Vale lembrar que já está no segundo lote, disponível até o dia 30 de abril. A submissão de trabalhos será, exclusivamente, pelo site do evento, até o dia 30 de abril.

Os eventos terão como eixos Estratégias defensivas, patologias e adoecimento; Mobilização subjetiva no trabalho: inteligência prática, cooperação e reconhecimento; Organização do trabalho e prazer-sofrimento; Políticas públicas e práticas em saúde mental no serviço público; Práticas em clínica do trabalho; Trabalho escravo contemporâneo; Trabalho, política e subjetividade; Violências e assédio moral no trabalho.

Para mais informações, acesse o site.

Saiba +

A Psicodinâmica do Trabalho é uma abordagem teórico-metodológica, criada na França, em 1980, pelo psicanalista Christophe Dejours, que se caracteriza como pesquisa e ação, possibilidades de intervenção cada vez mais relevantes no cenário econômico atual de incertezas trabalhistas, que leva ao sofrimento e adoecimento mental dos trabalhadores.

Os estudos fundamentados nesse assunto têm se expandido cada vez mais no Brasil. No ano de 2007, ocorreu o I Simpósio Brasileiro de Psicodinâmica do Trabalho, realizado em Brasília. Com o seu sucesso, foram organizados cinco congressos de abrangência nacional, realizados a cada dois anos, em distintas regiões do Brasil. Em 2019, o evento ocorrerá pela primeira vez no Nordeste, e a cidade escolhida foi São Luís do Maranhão.

Compartilhar