UFMG – Andifes e RNP lançam chamada para mapear espaços de exibição de filmes em universidades

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (ANP) lançaram chamada de qualificação para mapear os cinemas e salas de exibição nas universidades e institutos federais e fazer um levantamento dos cineclubes, mostras e festivais audiovisuais realizados no âmbito dessas instituições.

Esses espaços poderão ser cadastrados, até 1º de março de 2019, em uma plataforma na internet por meio da qual serão disponibilizadas informações sobre suas atividades e condições operacionais, como equipamentos, conteúdos exibidos, equipes envolvidas e espaços utilizados. As informações fornecidas serão analisadas e compartilhadas por meio de uma publicação digital e impressa.

A chamada integra o programa Cinemas em Rede, iniciativa da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e com a Secretaria Especial de Cultura. O objetivo é contribuir para a criação de um circuito nacional de exibidores nas universidades, institutos federais e outras instituições de educação, ciência e cultura conectadas na rede acadêmica.