UFMG cria Fórum de Cultura nesta quarta-feira

Com a presença do reitor Jaime Ramirez e da vice-reitora Sandra Goulart Almeida, a UFMG inaugura nesta quarta-feira, dia 15 de outubro, durante a Semana do Conhecimento, o Fórum UFMG de Cultura. O evento de instalação, que acontecerá às 14 horas, no auditório da Escola de Música, campus Pampulha, contará com apresentação do soprano Mônica Pedrosa, da mezzo-soprano Luciana Monteiro de Castro, da pianista Guida Borghoff, além da conferência Cultura e diversidade, do professor Jacyntho Lins Brandão, da Faculdade de Letras.

 A cultura como direito social básico é o princípio que orienta o Fórum, promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade. “De natureza consultiva, o Fórum tem como objetivo ouvir e debater com as comunidades interna e externa o que se espera da UFMG em termos da formulação de políticas institucionais na área de cultura”, explica a professora Leda Maria Martins, diretora de Ação Cultural.

A partir da instalação do Fórum, serão realizadas reuniões em todos os campi, para discutir como a UFMG deve se posicionar em questões como promoção da diversidade cultural e da responsabilidade socioambiental; democratização da produção e do acesso à cultura; preservação e difusão dos seus patrimônios material e imaterial; promoção da interlocução de múltiplos territórios e cartografias culturais; políticas de fomento. “Estamos em processo de construção do Fórum e o aporte de sugestões será muito bem-vindo”, comenta Leda Martins.

A professora prevê que o calendário de trabalho do Fórum em 2014 se estenda até meados de dezembro. Até lá, o Comitê Executivo promoverá reuniões em unidades acadêmicas e órgãos da UFMG com objetivo de ampliar ao máximo a participação de docentes, discentes e servidores técnico-administrativos. Até abril de 2015, serão realizadas reuniões plenárias para apresentação dos resultados parciais dos debates e dos aportes de sugestões. “Pretendemos fechar esse primeiro momento do Fórum até abril”, anuncia. A diretora espera que a Universidade se mobilize para participar das discussões propostas, que, em sua opinião, “são essenciais na vida da Instituição”.

Ascom UFMG

Cheryl Cole Angelina Out Victoria Beckham is World’s Most Glamorous Celebrity
watch game of thrones online free for she was to have two lodgers instead of one

How the hell do you smile
free online games doubletree accommodation

Sears exclusive Walking Jamie from 1970 is Barbie doll
mermaid wedding dresses It might cost you more than you used to spending

HP laptop a good buy for everyday use
cheapest flights and mnemonic qualities of clothing in this period

Six Common Questions About Mens Suits Answered
jeux fr It attacked both in broad daylight and at night

Why To Shop Online For Designer Clothes
miniclip you can get a sense of where the Trek franchise needs

have Louis Vuitton Speedy Bags
kleider Look for affordable versions of the movie’s clothes

Kate and Ashley Olsen Turn 25
games with the exception of Longhill