UFMG desenvolve tênis com tecnologia especial para caminhadas

UFMG desenvolve tênis com tecnologia especial para caminhadas

Em solenidade na Reitoria, no campus Pampulha, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apresenta, na próxima terça-feira, 23 de junho, às 19h, tênis desenvolvido em laboratórios da Universidade e produzido pela empresa Cromic Indústria e Comércio de Calçados Ltda.

Próprio para caminhada, o produto reúne condições especiais de amortecimento, conforto e design e é piloto de uma série de projetos que começam a surgir por demanda na região de Nova Serrana, no Centro-Oeste de Minas, responsável por 52% da produção nacional de calçados esportivos. O tênis foi concebido a pedido da Cromic, indústria do município.

A grande inovação do tênis Cromic Aerobase é a geometria do solado, associada ao design do cabedal (parte superior do tênis) criado para ele, o que exigiu levantamento de cores e de tendências e adequação dos materiais aos vários aspectos de conforto, como maciez, sensação térmica e gasto de energia.

Concebido no Laboratório de Bioengenharia do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG e com patente registrada pela Universidade, o tênis foi desenvolvido em parceria com a Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG e com apoio do Instituto Euvaldo Lodi (Fiemg), da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e do Sebrae.

O processo de transferência de tecnologia de pesquisas patenteadas prevê repasse, para a UFMG, de percentual sobre a venda do produto. Segundo a professora Heloíza Helena Ribeiro Schor, coordenadora do Setor de Transferência de Tecnologia da CTIT, o percentual varia de acordo com o produto e com o estágio de desenvolvimento em que a tecnologia é repassada para a empresa. Os recursos são destinados a um fundo de pesquisa e aplicados para financiar novos projetos e a política de patentes da Universidade.

A professora, que coordenou o trabalho da equipe multidisciplinar responsável pelo tênis, destaca também o ganho acadêmico advindo da pesquisa, que envolveu cinco professores e oito estudantes. “A interação da Universidade com empresas estimula nos alunos a cultura do empreendedorismo”, diz Heloíza Schor, ao acrescentar que o tênis foi tema de dissertação de mestrado foi desenvolvida no departamento de Engenharia de Produção,

Participam da solenidade de lançamento do tênis o reitor Ronaldo Pena e os diretores da Cromic, Moacir Aparecido Silva e Júnior César Silva.

 

 

Compartilhar