UFMG e PBH avaliam parceria para financiar bolsas de pesquisa

Reitora Sandra Goulart e o prefeito Alexandre Kalil discutiram possibilidades de parceria na área de saúde

A UFMG poderá contar com suporte financeiro da Prefeitura de Belo Horizonte para viabilizar o pagamento de bolsas e realização de pesquisas, em especial na área da saúde. O assunto foi discutido pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida e pelo prefeito Alexandre Kalil, em reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 30, na sede do executivo municipal.

De acordo com a reitora, o prefeito Kalil mostrou-se disposto a apoiar a Universidade, afetada pelo bloqueio orçamentário imposto pelo governo federal, que também restringiu os recursos destinados ao CNPq e à Capes, agências responsáveis pelo financiamento de bolsas de pesquisa e pós-graduação.

Durante o encontro, Sandra Goulart apresentou as principais demandas da UFMG e as possibilidades de contrapartida da Universidade. Prejudicadas pelo bloqueio de recursos, pesquisas centradas no combate a doenças tropicais, como zika e chikungunya, estão entre as atividades de interesse do município.

“Mantemos ótima interlocução com a Prefeitura, que tem sido nossa parceira em diversos campos”, disse a reitora. Segundo ela, um novo encontro será realizado na próxima semana para discutir formas de operacionalizar a parceria.