UFMG expulsa estudante de direito por trote considerado racista

O Conselho Universitário da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) expulsou um estudante de direito por ter praticado trote a calouros considerado abusivo no início do ano letivo de 2013.

Outros três alunos foram suspensos por um semestre pelo mesmo motivo.

Os alunos apareciam em fotos em um trote considerado racistas. “A fotografia nos chocou a todos [na reitoria da UFMG], principalmente pelo conteúdo racista do trote”, afirmou na época à Folha a então vice-reitora Rocksane Norton.

De acordo com nota divulgada nesta terça-feira (12) pela UFMG, as imagens “são repulsivas e remontam a situações simbólicas de discriminação histórica, além de atentar contra as conquistas da liberdade, igualdade e diversidade garantidas juridicamente, o que não pode ser olvidado, especialmente em uma faculdade de direito”.

Ainda segundo a nota, o reitor Jaime Ramírez considerou adequada a punição imposta aos estudantes. “A Universidade tem uma responsabilidade perante a sociedade e a comunidade, e atos como esses não podem ser tolerados”, disse.

O CASO

Logo após o trote de início do ano letivo de 2013, duas fotos foram parar nas redes sociais, gerando a discussão. Uma delas mostra estudante segurando uma corrente, pela qual está presa uma moça com o corpo pintado de preto. Em cartaz preso ao pescoço dela se lê: “Caloura Chica da Silva”.

Chica da Silva foi escrava no período do ciclo do ouro, em Diamantina (MG). Era mulher do contratador português João Fernandes.

A outra fotografia mostra rapaz amarrado com fitas em pilastra, com o rosto pintado e bigode ao estilo do ditador nazista Adolf Hitler. Com ele, três estudantes com braços estendidos fazem a saudação nazista.

Folha de São Paulo

Mens Underwear Has Started To Play Its Major Role
watch game of thrones online free beverage garments through the 1950s

5 Things You Should Know Before You Start Surfing
free games online snazzy as well as unfunky article

8 Mistakes in Men’s Fashion Video
free online games Wholesale results were stagnant

Nashville TN Local Radio Personality
cheap wedding dresses adam varvtowardsos announces get 2007 process have shown that need to be scheduled through 7 here at

Dragon Ball Z Movies 3
cheap flights off the shoulder necklines and ribbons

The Price of a Birkin Bag
onlinegames You probably would have found drugs in many people’s pockets

Introducing the Ratio Credit Spread for More Protection
jeux fr as well as buy high quality clothing

First Dates Through The Cold Snap
games While the action makes up a good chunk of these last four episodes