UFMG lança livro Mar de Lama da Samarco

Na próxima segunda-feira, dia 25 de março, às 14h, o Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG (Av. Alfredo Balena, 190) recebe o lançamento do livro Mar de Lama da Samarco na Bacia do rio Doce: em busca de respostas, que analisa os crimes ambientais e humanos ocorridos nos municípios mineiros de Mariana (2016) e Brumadinho (2019). O evento é aberto ao público.

Um dos principais objetivos do livro é fazer um registro histórico do rompimento da barragem da mineradora Samarco em Mariana e de como isso se repetiu em Brumadinho, para que estas tragédias não se percam na memória coletiva da população.

Nos 19 capítulos da obra são abordados temas como: a estruturação do setor mineral no Brasil; o conceito de acidente de trabalho dentro de uma visão ampliada; o rompimento de barragens dentro do processo de organização da empresa; os danos ambientais sistêmicos; as rupturas e cisões na produção socioespacial; os danos e os impactos à saúde dos trabalhadores e das populações atingidas pela lama e pela tragédia; a questão da saúde mental; as consequências do desastre para o ecossistema natural; as lutas dos atingidos; e as ações e contradições do andamento do processo judiciário; além de uma etnografia fotográfica do desastre documentando as situações do crime ambiental.

O livro agrega o trabalho de 33 autores a partir da organização dos professores da Faculdade de Medicina da UFMG Tarcísio Márcio Magalhães Pinheiro (OSAT), Marcus Vinícius Polignano (Projeto Manuelzão UFMG) e Eugênio Marcos Andrade Goulart (Departamento de Pediatria), e de José de Castro Procópio, presidente do Instituto Guaicuy (entidade apoiadora do Projeto Manuelzão UFMG).

Serviço

Lançamento do livro Mar de Lama da Samarco na Bacia do Rio Doce: em busca de respostas
Data: segunda-feira, dia 25 de março de 2019
Horário: às 14h
Local: Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG – campus Saúde – Avenida Professor Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia