UFMG – Lançamento do livro: “Letramentos de reexistência: poesia, grafite, música, dança: HIP-HOP”

De Ana Lúcia Silva Souza

O Centro Cultural UFMG convida para o lançamento do livro “Letramentos de reexistência: poesia, grafite, música, dança: HIP-HOP”, a ser realizado auditório, dia 22 de novembro, de 10 às 12h.

O livro, de autoria de Ana Lúcia Silva Souza, professora Adjunta do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, aponta para a diversidade de práticas letradas que conformam a realidade brasileira e confronta as grandes desigualdades existentes entre grupos: raça, classe, gênero, região, faixa etária, escolaridade, inserção profissional. Mostra também que a compreensão dessa complexidade e, principalmente, as possibilidades de mudanças nas práticas letradas dos sujeitos são reais.

Letramentos de reexistência: poesia, grafite, música, dança: HIP-HOP demonstra a dificuldade dos letramentos quando em meio a atividades culturais e políticas, nas interações por meio da linguagem no movimento cultural hip-hop, ela se alia a sujeitos que descobrem, localizam, apontam, propõem, agem e ensinam outros a agir. Nesse movimento, eles reinventam e conjugam os letramentos da vida e o da escola. A obra mostra uma escola contestada, mas também deslocada a favor dos jovens, quando eles conseguem repensar e atribuir sentidos sociais à instituição.   Trata-se de um olhar sobre letramentos, identidades, culturas das juventudes, com destaque para a nossa imensa maioria negra.

O livro foi publicado pela Parábola Editorial – http://www.parabolaeditorial.com.br/website/
O Centro Cultural UFMG fica na Praça da Estação, à Av. Santos Dumont, 174, esquina com Rua da Bahia.

Serviço : entrada gratuita
Informações 3409-8291

Contato para entrevista:
Ana Lúcia Silva Souza
Tel: (71) 9165-1951
Email: analusilvasouza@uol.com.br