UFMG oferece assistência a gestantes com dor lombar

Serviço, gratuito, é prestado por estudantes do sexto período do curso de Fisioterapia

Uma em cada duas gestantes desenvolverá lombalgia, dor que ocorre na região lombar inferior. A estimativa é apresentada pela professora Elyonara Figueiredo, do Departamento de Fisioterapia da UFMG, para ressaltar a importância dos cuidados com a saúde da mulher durante a gestação. Ela coordena a disciplina Atividade prática integradora 4 para alunos do sexto período do curso de Fisioterapia da UFMG, que oferta gratuitamente assistência fisioterapêutica a mulheres, principalmente gestantes, futuras mães e as que estão no período pós-parto.

O serviço começou neste semestre e tem vagas limitadas. As interessadas devem entrar em contato com a própria Elyonara pelo telefone (31) 3409-4783.

Uma das gestantes atendidas é a analista de marketing Julia Marfori, que procurou o serviço por indicação de uma amiga. Após a avaliação, constatou-se um nível 10 de dor, o máximo de uma escala que começa do 0. O desconforto era tanto que a prejudicava em atividades diárias, como se vestir ou deitar-se na cama. Após o acompanhamento com a professora Elyonara Figueiredo e os estudantes de Fisioterapia, Julia está prestes a receber alta no tratamento da lombalgia, mas continuará sendo orientada pela equipe para prevenir novos problemas.

Entrevistadas: Elyonara Figueiredo, professora do Departamento de Fisioterapia da UFMG, e Julia Marfori, analista de marketing

Equipe: Luiz Cisi (produção e reportagem), Lucas Tunes (imagens), Marcelo Duarte (edição de imagens) e Jessika Viveiros (edição de conteúdo)