UFMG oferece oficinas à comunidade do Norte de Minas

O Instituto de Ciências Agrárias promove neste sábado, dia 8, a terceira edição do Campo no Campus, evento que reúne professores, estudantes e técnicos para a oferta de oficinas gratuitas à comunidade. Das 8h às 16h30, serão oferecidas 32 oficinas práticas e teóricas sobre diversos temas da área das Ciências Agrárias. O evento é gratuito e aberto ao público.

De acordo com os organizadores, o Campo no Campus busca promover a aproximação entre universidade e sociedade. As oficinas são divididas em seis eixos temáticos: Engenharia de Alimentos; Engenharia Florestal; Inovações Tecnológicas e em Pesquisas; Produção Animal; Produção Vegetal; Saúde Única: Homem, Animal e Meio Ambiente.

O evento também contará com quatro exposições interativas, que ficarão abertas para visitação pública durante o dia, sem a necessidade de inscrição prévia. Parte das exposições tem como público crianças e jovens. Confecção de bolsas a partir de banners reciclados, Curupirinhas do sertão: educação ambiental para criança através de dinâmicas, Prevenindo as zoonoses e doenças do campo e Aprendendo com os animais na minifazenda, são algumas delas.

Mais informações podem ser obtidas com os organizadores do evento pelo telefone: (38) 2101-7745. Veja a programação completa no site do ICA.

Minifazenda

Sucesso entre o público infantil, a minifazenda Dr. Zoo volta a ser uma das atrações do Campo no Campus. O espaço oferece ambiente lúdico que simula uma fazenda, com a exposição de animais (pônei, minivaca e minipig), além de jogos e atividades de educação ambiental, com foco nas crianças e jovens. A visitação é gratuita.

Escolas interessadas em organizar visitas à minifazenda ainda podem se inscrever. As turmas serão atendidas por equipe de professores e alunos do ICA. Cada sessão tem duração de 45 minutos. Para a inscrição, é necessário enviar o nome do professor responsável pela turma, o nome da escola, a idade dos alunos e o número de estudantes por turma.

As escolas podem contatar o coordenador da iniciativa, professor Délcio Rocha, pelo e-mail delciorocha@ufmg.br ou pelos telefones (38) 2101-7790 e (38) 99155-4426.

Portas abertas

O Campo no Campus é mais uma iniciativa da Universidade para promover a abertura de suas instalações à população para atividades didáticas, de lazer e cultura. No dia 9, em Belo Horizonte, em mais uma edição do Domingo no Campus, a UFMG receberá a comunidade com oficinas, piquenique literário e feira agroecológica, entre outras atrações.