UFMG oferece tratamento a pacientes com demência

Por meio do Sistema Único de Saúde, Serviço atende cerca de mil pessoas por mês

Referência no tratamento do Alzheimer em Minas Gerais, o Hospital das Clínicas da UFMG oferece atendimento especializado aos pacientes com a demência, por meio de seu Serviço de Geriatria e Gerontologia. O tratamento é caracterizado pelo acompanhamento próximo dos médicos com o paciente e sua família. 

Segundo a professora e subcoordenadora do Serviço de Geriatria e Gerontologia do HC-UFMG, Maria Aparecida Bicalho, a equipe multiprofissional é um diferencial no tratamento. Práticas como terapia ocupacional, enfermagem, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia e outras atividades são alguns dos cuidados promovidos visando ao bem-estar do paciente que enfrenta a síndrome clínica. 

O serviço é 100% gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e alcança cerca de mil pessoas por mês.

Vídeo – HC UFMG oferece tratamento especializado a pacientes com demência

Causas e prevenção

Considerada uma síndrome clínica, a demência é um dos problemas que mais afligem a população de terceira idade brasileira, de acordo com Maria Aparecida Bicalho. Ela é marcada por perda cognitiva gradativa de várias dimensões (memória, linguagem e atenção), ainda não tem cura e provoca uma mudança brusca no cotidiano do indivíduo.

Ainda segundo Maria Aparecida Bicalho, a principal demência é o Alzheimer, que corresponde a cerca de 60% dos casos. A condição acomete, em sua grande maioria, idosos acima dos 65 anos, e suas causas estão associadas a baixa escolaridade, doenças, diabetes, sedentarismo e AVCs, entre outras. 

Segundo Maria Bicalho, a prevenção pode ser feita por meio de atividades físicas, pela leitura e pela própria escolaridade, uma vez que países que investem mais em educação têm incidência menor da doença.

Equipe: Frederico Gandra (produção e reportagem); Antônio Soares (imagens), Kennedy Sena (edição de imagens); Pablo Nogueira (edição de conteúdo).