UFMG – Professores lançam livro sobre Neurologia

Obra responde à crescente demanda pelo entendimento de problemas como Acidente Vascular Cerebral (AVC) e distúrbios de memória em idosos

Os neurologistas Antônio Lúcio Teixeira e Paulo Caramelli, professores da Faculdade de Medicina da UFMG, lançam o livro Neurologia Cognitiva e do Comportamento, nesta quarta-feira, 21 de setembro, às 18h30, no hall de entrada da Faculdade de Medicina. O lançamento faz parte da programação da 1ª Semana de Neurociências da UFMG.

O livro aborda alterações do funcionamento mental, distúrbios da memória e da linguagem, mudanças de comportamento, disfunções e lesões cerebrais, entre outros assuntos. “Não havia ainda um livro em português com estas características. Ele traz os conhecimentos fundamentais e agrega também um conjunto de informações mais atualizadas que estavam dispersas”, explica Caramelli.

A obra é voltada principalmente para pós-graduandos, residentes e profissionais, mas não está restrita a este público. “Há capítulos suficientemente abrangentes que podem perfeitamente ser usados como componente da bibliografia de alguma disciplina da graduação”, afirma o neurologista.
Para abordar o conteúdo, foram convidados colaboradores e neurologistas especializados. Alguns deles são colegas do Ambulatório de Neurologia Cognitiva do Hospital das Clínicas da UFMG, coordenado pelo professor Paulo Caramelli. Mas há também expoentes reconhecidos de diversas partes do Brasil, além de dois pesquisadores brasileiros radicados nos EUA.

O prefácio é assinado por Marsel Mesulam, diretor do Centro de Neurologia Cognitiva e da doença de Alzheimer na Feinberg School of Medicine, em Chicago, autor do livro “Princípios de Neurologia Cognitiva e do Comportamento”, considerado uma espécie de “bíblia” da especialidade.