UFMG recebe inscrições para cursos de extensão

A UFMG está com inscrições abertas para cursos de extensão gerenciados pela Fundep. As inscrições podem ser realizadas no site http://bit.ly/1RSxSaD. Os cursos serão realizados na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG (AV. Antônio Carlos, 6.627, campus Pampulha).

Conheça os cursos:

Avaliação de Projetos Sociais
Com o objetivo de proporcionar o conhecimento acerca da avaliação de programas sociais e de suas principais metodologias, a UFMG promove curso dirigido a profissionais ou pesquisadores de qualquer área do conhecimento que tenham interesse no campo. A formação proporcionará discussão sobre os instrumentos e métodos de avaliação e conceitos, como avaliação ex ante, avaliação ex post e avaliação de impacto. Por meio do exame das principais características dos programas sociais, o participante compreenderá os principais desafios subjacentes ao campo da gestão social.

O curso será realizado nos dias 13 e 14 de maio. Matrículas até o dia 11 de maio.

Diagnóstico participativo e mobilização comunitária
Nos dias 13 e 14 de maio, o curso aborda o envolvimento das populações beneficiárias em políticas públicas, programas e projetos, as formas de consulta, envolvimento e mobilização das comunidades nas diversas etapas de um projeto social. A ideia do curso é auxiliar a resolver uma dificuldade dos gestores de projetos na mobilização dos beneficiários, visto que sem a devida adesão do público-alvo pode-se ter um projeto com graves situações de focalização, o que vai prejudicar a implementação, o monitoramento e, subsequentemente, a avaliação.

Matrículas até o dia 11 de maio.

Elaboração de Estudos Ambientais Meio Antrópico
A formação visa apresentar metodologias de elaboração de estudos de impacto ambiental (EIA), Planos de Controle Ambiental (PCA) e Planos de Manejo, com foco nos estudos socioeconômicos e impactos sobre o meio antrópico. O curso é dirigido a profissionais ou pesquisadores de qualquer área do conhecimento que tenham interesse em capacitar na área de Elaboração de Impacto Ambiental – Meio Antrópico.

Matrículas até 18 de maio. A formação será realizada nos dias 20 e 21 de maio.

Indicadores sociais aplicados a políticas públicas
O curso, que será realizado nos dias 10 e 11 de junho, apresentará a importância do uso de indicadores sociais na construção, monitoramento e avaliação de diversas políticas, demonstrando onde encontrar e como utilizar as inúmeras plataformas de indicadores e os dados sóciodemográficos disponíveis na internet (Data Sus, INEP, Portal ODM, Atlas de Desenvolvimento Humano, Censo Suas).

Matrículas até 8 de junho.

Elaboração de Projetos Culturais
Dirigido a produtores, artistas, estudantes ou participantes de redes e organizações sociais sem-fins lucrativos, a formação objetiva realizar a apresentação de metodologias de planejamento e elaboração de Projetos Culturais, suas etapas e custos. Conceitos Básicos: Programas e Projetos; Projetos culturais; planejamento; diagnóstico; Projeto Matriz; Fases de um projeto; plano operativo; Estratégias de viabilização, captação de recursos e construção de parcerias.

O curso será realizado nos dias 24 e 25 de junho.  Matrículas até 22 de junho.