UFMG – Simpósio debate formação em Medicina de Família e Comunidade

Nos dias 18 e 19 de novembro, será realizado na Faculdade de Medicina da UFMG, o 1º Simpósio Internacional Formação em Medicina de Família e Comunidade. As atividades acontecem no Salão Nobre e no auditório do Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes) da Unidade. No dia 18, quarta-feira, as atividades serão realizadas das 8h às 17h30 e no dia 19, quinta-feira, das 8h às 12h.

O evento recebe convidados da Espanha e do Canadá para intercâmbio de experiências na formação de profissionais da área. A participação é aberta a estudantes, professores e profissionais da saúde. As inscrições, gratuitas, não são obrigatórias, mas como haverá emissão de certificado é necessário preencher o formulário disponível aqui, até as 23h da próxima segunda-feira, dia 16.

O chefe do Departamento de Medicina da Família da Universidade MacMaster, no Canadá, David Price, e a diretora da Unidade de Ensino de Medicina de Família da Faculdade de Medicina da Universidade de Valladolid, na Espanha, Veronica Casado Vicente são convidados para partilhar com os participantes as experiências de seus respectivos países na formação de médicos de Família e Comunidade. Além disso, também haverá apresentação das experiências nacionais na área.

Os debates servirão, também, como preparação para a criação de um Departamento de Medicina de Família e Comunidade na Faculdade de Medicina da UFMG. Por isso, também será discutida a relação do novo Departamento com os demais e os conteúdos que serão contemplados por ele. Estarão presentes, ainda, representantes dos Ministérios da Saúde e da Educação, das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, da Sociedade Mineira de Medicina da Família Comunidade, da Liga de Medicina da Família e Comunidade e da Unimed.

ASCOM – Universidade Federal de Minas Gerais