UFMG vai sediar seminário internacional sobre política e economia da América Latina

UFMG vai sediar seminário internacional sobre política e economia da América Latina

O Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFMG promoverá nos dias 13 e 14 de março, o seminário internacional Desafios e tendências da política latino-americana –, no Auditório Baesse, da Fafich. O evento, bilíngue (português e espanhol), vai reunir pesquisadores do Brasil, da Argentina, do México, do Chile e da Colômbia, em cinco painéis. O seminário é aberto ao público e não há necessidade de inscrição prévia.

Cada painel será composto de ao menos um pesquisador brasileiro e um estrangeiro. De acordo com o professor Dawisson Lopes, do Departamento de Ciência Política, um dos objetivos do seminário é suscitar reflexão sobre o distanciamento do Brasil em relação aos outros países da América Latina, em razão da barreira do idioma, entre outros fatores, e os caminhos que devem ser trilhados.

O primeiro painel, no dia 13 de março, terá como tema Desafios da agenda feminista na região, escolhido para abrir o evento como forma de celebrar o Dia Internacional da Mulher (8 de março) e por causa da intensificação dos debates sobre gênero na sociedade. Participarão as professoras Ochy Curiel , da Universidade Nacional da Colômbia, e Luciana Ballestrin, da Universidade Federal de Pelotas, com moderação da coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (Nepem), Marlise Matos.
As evoluções recentes do pensamento político-econômico latino-americano serão debatidas por Alejandro Simonoff, da Universidade Nacional de La Plata (Argentina), e Ricardo Bielschowsky , da UFRJ. Doutor em relações internacionais, Simonoff falará sobre a modernização do pensamento político nos países da região. Bielschowsky, representante da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), vai abordar a cooperação entre os países latinos e os desafios para aperfeiçoar esses laços. O debate, na tarde do dia 13, será moderado pelo professor Juarez Guimarães, do DCP.

Na manhã de terça-feira, dia 14 de março, Andrea Pozas Loyo, da Universidade Nacional Autônoma do México, e Enrique Peruzzotti, da Universidade Torcuato de Tella (Argentina), conversarão sobre Inovação democrática e novo constitucionalismo latino-americano, sob moderação do professor da UFMG Leonardo Avritzer. O painel da tarde, por sua vez, servirá à análise comparada dos federalismos na América Latina. O assunto será tratado por Marcelo Leiras, da Universidade San Andrés (Argentina), e Marta Arretche, da USP. A moderação será de Márcia Miranda Soares, professora do Departamento de Ciência Política da UFMG.
Ainda no dia 14, às 16h, a situação da América Latina pós-Donald Trump será debatida por Gilberto Aranda, da Universidade do Chile, e Oliver Stuenkel, da Fundação Getúlio Vargas, com moderação de Dawisson Lopes. Eles vão tratar das perspectivas e desafios de países como Venezuela, Colômbia e, sobretudo, México.

Conheça a programação:

Dia 13 de março
10h
Mesa de abertura
Ricardo Fabrino Mendonça (Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFMG)
Bruno Reis (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG)
Manoel Santos (Departamento de Ciência Política da UFMG)
Claudia Feres Faria (Associação Brasileira de Ciência Política)
Rômulo Monte Alto (Centro de Estudos Latino-Americanos da UFMG)
14h30
Painel 1
Desafios da agenda feminista na região
Expositoras: Ochy Curiel (Universidad Nacional de Colombia)
Luciana Ballestrin (Universidade Federal de Pelotas)
Moderação: Marlise Matos (UFMG)
16h
Painel 2
Evoluções recentes do pensamento político-econômico latino-americano
Expositores: Alejandro Simonoff (Universidad Nacional de La Plata, Argentina)
Ricardo Bielschowsky (UFRJ)
Moderação: Juarez Guimarães (UFMG)

Dia 14 de março
10h
Painel 3
Inovação democrática e novo constitucionalismo latino-americano
Expositores: Andrea Pozas Loyo (Unam, México)
Enrique Peruzzotti (Universidad Torcuato di Tella, Argentina)
Moderação: Leonardo Avritzer (UFMG)
14h30
Painel 4
Federalismos comparados na América Latina
Expositores: Marcelo Leiras (Universidad San Andrés, Argentina)
Marta Arretche (USP)
Moderação: Márcia Miranda Soares (UFMG)
16h
Painel 5
Situação da América Latina pós-Trump
Expositores: Gilberto Aranda (Universidad de Chile)
Oliver Stuenkel (Fundação Getúlio Vargas)
Moderação: Dawisson Belém Lopes (UFMG)

Compartilhar