UFMS assina criação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal

A UFMS assinou, no dia 25 de setembro, acordo com a Receita Federal para a criação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF).

O NAF é um projeto desenvolvido pela Receita Federal que trabalha em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem os cursos de Ciências Contábeis ou Comércio Exterior, com o objetivo de oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo.

Na UFMS, o NAF será composto por estudantes de Ciências Contábeis que irão receber capacitação sobre a função social dos tributos, direitos e deveres associados à tributação, e terão a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula.

O Delegado da Receita Federal em Campo Grande, Edson Ishikawa, explica que os cursos de capacitação e treinamentos serão promovidos pela Receita, e que o Núcleo dá a oportunidade dos alunos terem contato com a sociedade ao mesmo tempo em que promovem a si mesmos no mercado de trabalho. “É uma forma de aproximar o acadêmico para futuros clientes e aproximar as universidades da sociedade, dando visibilidade para a instituição e para o acadêmico como futuro profissional”.

Para a Gerente Nacional do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, Ana Paula Sacchi Kuhar, o projeto tem muito a contribuir no cenário atual do país. “O aluno que participa do NAF ajuda a formalizar muitos micro empreendedores, por exemplo. Atualmente estamos com 14 milhões de desempregados no Brasil e o NAF ajuda aquela pessoa que ficou desempregada e está aplicando o FGTS na criação de um pequeno negócio. Os acadêmicos levam assessoria para esse público”, afirma.

Neste primeiro momento, apenas o curso de Ciências Contábeis da Cidade Universitária fará parte do projeto. De acordo com o reitor Marcelo Turine, o NAF é um projeto inovador no estado e o objetivo é expandi-lo para os câmpus de Corumbá, Nova Andradina e Três Lagoas.

“O NAF é estratégico para a formação de especialistas em diferentes áreas, além de ajudar a formar nossos futuros empreendedores, sejam eles a comunidade externa ou até mesmo os próprios acadêmicos. É uma ação inovadora em Mato Grosso do Sul e o objetivo é expandir de Campo Grande para os outros câmpus que possuem Ciências Contábeis”.