UFMS – Atividades abordam uso de evidências científicas na saúde

Hoje (13) e amanhã (14) serão realizados um diálogo deliberativo e uma discussão sobre o uso de evidências científicas nos serviços de saúde. Os eventos são abertos à participação e a realização é do Núcleo de Evidências (NEv) da Faculdade de Medicina da UFMS, em parceria com as secretarias de Estado de Saúde (SES) e Municipal de Saúde Pública (Sesau), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems).

O primeiro Diálogo Deliberativo será realizado hoje (13), a partir das 13h, no Hotel Buriti, com representantes de todas as instituições parceiras. Amanhã (14), no auditório dois da Famed a partir das 8h30, o Mestre e Doutor em Políticas Públicas Jorge Barreto, da Fiocruz, irá discutir sua experiência na utilização da ferramenta nos serviços de saúde.

O Núcleo de Evidência (NEv) é um laboratório de pesquisa da pós-graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias da Famed e foi estruturado para promover o uso apropriado de evidências científicas no desenvolvimento e implementação das políticas para a saúde. Os NEv estão inseridos na Rede para Políticas Informadas por Evidências (Evidence-Informed Policy Network – EVIPNet) com o intuito de proporcionar o intercâmbio entre gestores, pesquisadores e representantes da sociedade civil, facilitando a formulação e a implantação de políticas, e a gestão dos serviços e sistemas de saúde informados por evidências científicas.