UFMS – Campanha “Eu Respeito”mobiliza comunidade acadêmica em prol da vida

No mês de setembro, a UFMS se une à mobilização nacional em prol da Vida, tema que será o foco da campanha Eu Respeito em toda a Instituição. Durante todo o mês, haverá ações de conscientização sobre a prevenção do suicídio, em apoio à campanha Setembro Amarelo.

Mais de 20 atividades estão programadas na Cidade Universitária e nos nove câmpus para tratar sobre este tema das mais variadas formas, com palestras, exibição de documentários, oficinas, mesas redondas, rodas de conversa e atividades culturais e esportivas.

O objetivo da campanha é promover o diálogo e incentivar a reflexão sobre o tema. Conversar e trazer o assunto à torna são maneiras de fazer com que as pessoas saibam que não estão sozinhas e que existem formas de superar o sofrimento.

A campanha Setembro Amarelo foi criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria. Desde 2015 são realizadas atividades por todo o país para promover a conscientização sobre o suicídio, as causas, os sintomas e as formas de prevenção.
Segundo o boletim epidemiológico sobre suicídio publicado pelo Ministério da Saúde em setembro de 2017, mais de 10 mil pessoas se suicidam anualmente no Brasil. O mesmo boletim aponta que entre 2011 e 2016 foram notificadas mais de 48 mil lesões autoprovocadas como tentativa de suicídio.

Além das atividades, uma das ações da Setembro Amarelo é a iluminação de monumentos e prédios importantes do país com a cor amarela. Na UFMS, o Monumento Símbolo da Universidade também será iluminado em apoio à campanha.