UFMS – Completa 40 anos e celebra a História da Universidade durante o mês

Neste mês de julho a UFMS completa 40 anos de federalização e a campanha Eu Respeito celebra este marco trazendo o tema nossa história.

Em quatro décadas de história, a Universidade cresceu, se desenvolveu e se consolidou como a maior e melhor instituição pública de ensino superior de Mato Grosso do Sul. É preciso resgatar esta história, valorizar a trajetória que trouxe a UFMS até o momento em que se encontra, uma referência em ensino, pesquisa, extensão, ciência, tecnologia e inovação.

Os câmpus irão dar ênfase a sua história através das mídias sociais, postando fotografias e textos que revivem momentos importantes, afinal, cada câmpus é essencial para o funcionamento da Universidade, enriquecendo todas as regiões do estado com educação gratuita de qualidade.

No dia 5, data em que a lei da federalização foi assinada em 1979, o selo e o carimbo personalizados em comemoração ao aniversário de 40 anos da UFMS serão lançados, juntamente com o hino da Universidade. No dia 8 será a solenidade de outorga do título de Técnico-Administrativo em Educação Emérito, homenagem concedida pela primeira vez a sete servidores escolhidos com base em suas contribuições desde que ingressaram na Instituição: Alfredo Vicente Pereira, Cleonice Aparecida de Freitas, Edil Maria Moraes Navarro, Erotilde Ferreira dos Santos, Joelson Chaves de Brito, Nilda Rodrigues da Silva Moreira e Sirley de Fátima Stefanes.

E como toda celebração combina com festa, a festa da ciência será sediada na UFMS! Em julho de 2019 a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) será realizada em Mato Grosso do Sul pela primeira vez na história do evento, que é o maior da América Latina e terceiro maior do mundo. A Reunião Anual será de 21 a 27 de julho.

A história da UFMS está ligada com a história do estado, logo, no dia 22 de julho, três artistas que contribuíram grandemente com o cenário sul-mato-grossense irão receber o título de Doutor Honoris Causa, uma das principais homenagens do meio acadêmico. São eles o compositor, instrumentista e cantor Almir Sater e os artistas plásticos Isaac de Oliveira e Humberto Espíndola.

“A nossa Universidade tem uma linda trajetória. É um privilégio poder fazer parte dessa história e contribuir diariamente com o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, afirma a vice-reitora Camila Ítavo.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!