UFMS – Conselho Universitário comemora os 39 anos de federalização

A reunião do Conselho Universitário (Coun) realizada hoje (4) foi aberta com a comemoração dos 39 anos da federalização da UFMS. Assinada pelo presidente João Batista Figueiredo no dia 5 de julho de 1979, a Lei Federal nº 6.674 transformou a então Universidade Estadual do Mato Grosso (UEMT) na atual Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Para celebrar a data, na primeira parte da reunião foram exibidos dois vídeos comemorativos, produzidos pela TV UFMS. Um com a entrevista do primeiro reitor da UEMT, professor João Pereira da Rosa, que ficou à frente da instituição por dois mandatos, de 1970 a 1978, e o outro sobre a história da Universidade. Em seguida, o reitor Marcelo Turine, a vice-reitora Camila Ítavo e todos os diretores e pró-reitores presentes cantaram “parabéns” ao redor de um bolo de aniversário.

O reitor Marcelo Turine ressaltou a importância das pessoas que contribuíram para construir a história da Universidade. Ele leu a lista de todos os reitores desde 1979 e reforçou que cada um deles participou da formação e do fortalecimento da UFMS para que hoje ela seja uma referência em qualidade de Ensino, Pesquisa e Extensão.

“É uma emoção muito grande porque a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul é o maior patrimônio de educação deste nosso estado, então participar do desenvolvimento, do avanço da Ciência, Tecnologia e Inovação nesse período de quatro anos de gestão está sendo uma emoção muito grande, assim como corroborar com todos os nossos professores, técnicos e alunos da Universidade”, declara o reitor.