UFMS e FIEMS firmam parceria na área da robótica, saúde e segurança do trabalho

UFMS e FIEMS firmam parceria na área da robótica, saúde e segurança do trabalho

A Universidade Federal de Mato Grosso celebrou, na noite de ontem (10/07), termo de doação e protocolo de intenções com a Federação das Indústria de Mato Grosso do Sul (FIEMS), para promover intercâmbio acadêmico, científico, técnico e cultural entre as duas instituições, visando à formação e especialização dos docentes, alunos e técnicos da Universidade, do Sesi e do Senai. Os documentos também foram assinados pelo superintendente do Sesi, Bergson Amarilla, e pelo diretor-regional do Senai, Rodolpho Mangialardo.

Conforme o acordo assinado o Senai vai doar dois contêineres para a UFMS, com capacidade para 40 alunos cada, que servirão para estruturar o curso de Direito que será aberto na instituição de ensino no município de Coxim. Já o Sesi, por meio da área de educação e do Centro de Inovação, que atua na área de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho, pretende desenvolver junto com a UFMS pesquisas, programas para estudo de pós-graduação, intercâmbio de pessoal docente e técnico-administrativo e de estruturas, realizar cursos, seminários e simpósios e outros eventos, além de trocar material bibliográfico e publicações.

Para o reitor da UFMS, professora Marcelo Turine, a parceria com o Sesi e Senai será estratégica para ampliar a competitividade de Mato Grosso do Sul. “Este é um dia importante tanto para a UFMS, quanto para a Fiems, que vão estreitar as ações em diversas frentes e que serão estratégicas para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, com avanço nos negócios e empresas do nosso Estado”, pontuou.

Na ocasião, o presidente da FIEMS Sergio Longen destacou a demanda urgente das indústrias por ferramentas tecnológicas que resultem em processos mais inovadores, o que, segundo ele, será concretizado somente com parcerias com as universidades. “A UFMS, por meio de seu reitor Turine, tem avançado com as áreas técnicas da Fiems e os resultados têm sido satisfatórios, mas precisamos avançar mais. As empresas e nossos alunos têm necessidades de tecnologias e um ambiente mais inovador para colocar em prática o que estão aprendendo, e esta é uma ótima oportunidade de unir a educação com a base da produção”, avaliou.

Sobre a parceria na área de educação, o Superintendente do Sesi explica que ela será voltada para o ensino de robótica nas escolas da instituição. “Os alunos do Sesi já participam da Olimpíada de Robótica em parceria com a UFMS e agora essa parceria foi formalizando, elevando o nível técnico dos nossos estudantes. Na área de SST também já desenvolvemos um trabalho, já que a universidade conta com profissionais de alto nível que agregam ao nosso projeto, pesquisas e trazem mais conhecimento”, disse Amarilla.

Encerrando a cerimônia, o diretor-regional do Senai, Rodolpho Mangialardo, acrescentou que a doação dos contêineres vai contribuir para a expansão da UFMS na cidade de Coxim. “O Senai vai doar dois contêineres, com capacidade para 40 alunos cada, e UFMS vai levà-los até Coxim, onde será aberto o curso de Direito pela instituição. Com essa parceria de longa data, atendemos essa demanda, que foi aprovada em reunião do conselho e hoje foi consolidada com a assinatura do termo de doação”, afirmou.
Texto. João Costa Jr. com colaboração Assessoria de Comunicação FIEMS

Compartilhar