UFMS participa de Simpósio Internacional

UFMS participa de Simpósio Internacional

A vice-reitora Camila Ítavo, o coordenador do Programa Escola de Conselhos, Angelo Motti e o professor da Faculdade de Computação Ricardo dos Santos participam nesta quinta e sexta-feira do 1º Simpósio Internacional Zicosur Universitário 2019 – Energias Renováveis (SIZU – ER) que acontece na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em Curitiba (PR).

O objetivo do Simpósio é difundir pesquisas, conhecimentos e tecnologias sobre energias renováveis desenvolvidas no Centro-Oeste da América do Sul em prol da integração regional para o desenvolvimento econômico-social e o intercâmbio de experiências de ensino, pesquisa e extensão. Além do Simpósio, estão sendo realizados a 29° Plenária de Reitores da Rede Zicosur Universitário e 4° Encontro de Relações Internacionais Zicosur Universitário.

Além da participação nos eventos, os professores da UFMS levaram materiais de divulgação da 71ª Reunião Anual da SBPC, que acontece nos dias 21 a 27 de julho na Cidade Universitária.

A Zicosur

A Zona de Integración del Centro Oeste de América del Sur (Zicosur) é uma associação público-privada cujo objetivo é desenvolver o intercâmbio econômico, social e cultural para inserir seus integrantes no contexto internacional ampliando sua competitividade. O primeiro encontro entre representantes dos países Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru, que formulou as bases da Zicosur Governo, ocorreu em Antofagasta (Chile), em abril de 1997.

Como uma ramificação da Rede Zicosur Governo, a Rede Zicosur Universitário foi criada na Argentina no dia 6 de maio de 2005 e tem como objetivo fortalecer a integração regional, propiciar o intercâmbio de experiências na área do ensino, pesquisa e extensão, fomentar e consolidar redes temáticas de docência/pesquisa, bem como ferramentas de integração regional e cooperação acadêmica. Além da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, outras 10 instituições brasileiras, 14 da Argentina, duas da Bolívia, duas do Chile e oito do Paraguai participam da Rede.

Mais informações: https://zicosur.wordpress.com/

Compartilhar