UFMS – Pesquisadores vão analisar exames do Drive-Thrucoronavirus

UFMS – Pesquisadores vão analisar exames do Drive-Thrucoronavirus

Os exames para a detecção de contágio por coronavírus nos pacientes que procurarem o sistema Drive-Thru serão analisados por uma equipe de profissionais dos Laboratórios da UFMS. O sistema Drive-Thrucoronavírus foi criado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde e Corpo de Bombeiros, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, As coletas serão iniciadas a partir de segunda-feira, 13 de abril, e também serão levadas para o Laboratório Central de Campo Grande.

O resultado sairá em até 48 horas e será repassado aos pacientes via SMS e no site da Secretaria de Estado de Saúde (saúde.ms.gov.br). A equipe médica responsável pelo Disk-Covid também entrará em contato com quem solicitou o exame.

“Nós, pesquisadores e professores da UFMS e Fiocruz-MS, realizaremos o diagnóstico molecular da Covid-19 de todos os pacientes atendidos no drive-thru. As pessoas que apresentarem sintomas serão previamente triadas e depois da triagem clínica serão submetidas à coleta de amostragem de nasofaringe”, explica uma das coordenadoras da ação, Ana Rita Coimbra Motta de Castro, pesquisadora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan).

Ana Rita complementa que, na sequência, o material seguirá para o Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias (LabDIP) da Faculdade de Medicina (Famed) e ao Laboratório de Biologia Molecular do Instituto de Bioquímica, da Facfan. “Nesses locais serão feitos o processamento, extração do RNA e amplificação do genoma SARS-COV-2”, pontua.

“Se a pessoa tiver sintomas gripais como febre e dor de garganta deve ligar no Disk-Corovírus, onde um médico do Corpo de Bombeiros fará o atendimento. Se a pessoa se enquadrar na definição dos casos, será feito um agendamento. No dia e horário agendados ele deve ir ao Drive-Thru sozinho, ou no máximo com uma pessoa. No local, pelo próprio vidro do carro, ele mostrará o documento de identificação. Caso o teste seja positivo, o paciente será acompanhado por uma equipe da saúde”, explica o pesquisador da UFMS responsável pelo sistema Drive-Thru, o professor Júlio Henrique Croda, da Famed.

Quem estiver com sintomas da doença pode procurar pelo sistema Drive-Thru. O atendimento inicial é feito pelo Disk-Coronavírus pelo telefone (67) 3311-6262. A consulta e coleta serão realizadas no Batalhão Central do Corpo de Bombeiros, localizado na rua 26 de Agosto esquina com a rua 14 de Julho.

Compartilhar