UFMS – Reitor se reúne com embaixadora da Áustria

O reitor da UFMS, Marcelo Turine, participou nesta segunda-feira (25.2) de uma reunião com a embaixadora da Áustria no Brasil, Irene Giner-Reichl. O principal tema do encontro, realizado na Governadoria, foi o direito das mulheres. Além desse assunto, a reunião foi uma oportunidade para estreitar relações sociais e econômicas entre Mato Grosso do Sul e o país europeu.

Na ocasião, a embaixadora conheceu um pouco sobre os projetos de pesquisa, bem como, a produção científica e tecnológica da UFMS.

O reitor comentou: “mostrando as potencialidades da nossa Universidade, destacando os trabalhos que tratam da realidade das mulheres, como o observatório de violência doméstica, para que tenhamos não apenas um alinhamento entre governo estadual e federal, mas também uma linha de cooperação internacional com a Áustria”.

Apesar de ser sua primeira visita ao Estado, a embaixadora não deixou de mencionar que conhece o trabalho realizado aqui. “Conhecemos o que está sendo realizado em Mato Grosso do Sul em relação à violência das mulheres e violência doméstica. O problema em questão é muito importante. É um problema geral que não afeta apenas o Brasil, na Áustria também temos relatos de violência. E precisamos combater isso. A violência contra a mulher é uma discriminação máxima”, pontou Irene.

A embaixadora está em Mato Grosso do Sul para participar do “Seminário Diálogo Campo Grande e Viena – Violência Doméstica e a Casa da Mulher”, que será realizado nesta terça-feira (26.2), na Casa da Mulher Brasileira.

A reunião foi conduzida pelo governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja. E estiveram presentes o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, e o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel.