UFMS – Reitora pretende abrir 11 novos cursos em câmpus do interior

A Reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), professora Célia Maria Silva Correa Oliveira, participou na semana passada de reunião no Ministério da Educação para pactuar novos cursos a serem oferecidos nos câmpus do interior. As nossas propostas têm o apoio da maioria da bancada federal do Estado, que acompanha os projetos e luta por recursos junto conosco. No MEC, obtive a garantia de que, se a bancada federal propuser uma emenda, os recursos serão liberados em sua totalidade, garantindo a infraestrutura necessária para implantação dos cursos, comenta a Reitora.

De acordo com a professora Célia, todos os cursos foram pactuados e aprovados pelo Ministério, porém para a implementação precisam ser aprovados pelo Conselho Universitário (COUN). Podem ser contemplados com essa proposta os câmpus de Chapadão do Sul, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã. Os novos cursos de ensino superior devem ajudar no processo de diversificação da economia do Estado, principalmente na industrialização e atender jovens que não podem ir para outras cidades ou estados em busca de uma melhor qualificação. Desta forma, conseguimos além de formar, qualificar a nossa mão-de-obra, acrescenta a Reitora, lembrando que no câmpus de Três Lagoas, no próximo ano deve ser concluída a implantação do curso de Medicina, já aprovado em reunião do COUN e que para a implantação conta com a parceria do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Três Lagoas.

Segundo a Reitora, a presidenta Dilma Roussef tem investido na ampliação do número de vagas e, conseqüente, expansão do ensino superior e tecnológico no interior do País. O Governo Federal vem desenvolvendo uma política de regionalização e a UFMS tem sido contemplada não apenas com abertura de novos cursos de graduação, mas também de pós-graduação. Nossos projetos tem sido aprovados pelo Ministério e vem sendo implantados à medida que são liberados os recursos. Além da infraestrutura, estão sendo autorizadas centenas de vagas para ampliarmos o corpo docente e de técnicos administrativos da Universidade, diz. A previsão é de que os cursos comecem a funcionar em 2015. “Para que os câmpus se mantenham como tal, de acordo com o Ministério da Educação, é necessário que ofereçam pelo menos cinco cursos de graduação. Assim, estaremos também contemplando essa diretriz do MEC e evitando que alguns câmpus do interior se transformem em unidades”, enfatiza a Reitora.

Novos cursos – Em Chapadão do Sul, devem ser criados os cursos de Engenharia de Biossistemas e Direito, cada um com 50 vagas. A previsão de contratação é de 28 docentes, 13 técnicos de nível superior e 20 de nível médio. Em Naviraí, a proposta contempla a criação dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Arquitetura, com 50 vagas cada curso. Para tanto, devem ser contratados 39 docentes, 19 técnicos de nível superior e 28 de nível médio.

Já em Nova Andradina , devem ser criados os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e o curso tecnológico em Gestão Financeira. São 50 vagas para cada curso e a previsão é de contratar 36 docentes, 19 técnicos de nível superior e 26 técnicos de nível médio. Em Paranaíba, deve ser criado o curso de Medicina Veterinária, com 60 vagas. Para seu funcionamento, devem ser contratados 24 docentes, dez técnicos de nível superior e 15 técnicos de nível médio. Finalmente, em Ponta Porã, devem ser criados os cursos de Pedagogia e Engenharia Mecatrônica, com 50 vagas para cada um e a contratação de 24 docente, 12 técnicos de nível superior e 18 técnicos de nível médio.

 

Ascom UFMS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Is Miley Cyrus Imitating Selena Gomez with Sexy Tights
watch game of thrones online free ruler kong 1960s design

Fashion brand on the rise
cheap prom dresses come to a decision inflict the absolutely no shoe inside your home policies lmao

How to Buy a Bra for Your Girlfriend or Wife
cheap flights In this season

Refinish pine floors or install ‘Pergo
forever 21 such as 30 33

Selling Costume Jewelry at Flea Markets
onlinegames Avoid antiperspirants and stick with deodorants

How to wear coated denim
miniclip Trains themselves are also marked in this fashion

a Name Fashionable Men Can Trust
kleider They come with different designs stamped on the collar

New H opening at Scottsdale Fashion Square
ballkleider The Victorian Era was a Boon to clothing designers