UFMS – Universidade recebe trator e implementos agrícolas para projetos

UFMS – Universidade recebe trator e implementos agrícolas para projetos

A UFMS passa a contar a partir de hoje (16) com um novo trator e equipamentos para atividades agrícolas. A patrulha mecanizada é resultado de emenda parlamentar e foi entregue ao reitor Marcelo Turine e à coordenadora da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFMS, Mirian Aveiro, pelo Deputado Vander Loubet, representando também na solenidade o ex-deputado Zeca do PT, com a presença do Secretário-Adjunto de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Ricardo Senna, representando também o governador de MS, Reinaldo Azambuja.

O veículo e os equipamentos serão destinados ao Mercado Escola da Universidade e, conforme a coordenadora Mirian, darão sequência ao trabalho que tem sido feito com os produtores de agricultura familiar. “Com o Mercado Escola temos esse objetivo de trabalhar com o produtor em todas as etapas do seu processo produtivo. Não é somente um espaço pra comercialização, mas todo um acompanhamento e orientação para melhorar a produtividade, do manejo no campo até a estrutura de laboratórios para o desenvolvimento do produto, o controle da qualidade, entre outros”, explicou.

“O trator e os implementos são estratégicos para os projetos de extensão da Universidade, pois irão proporcionar aos produtores, com o apoio da Universidade, a oportunidade de produzirem com mais qualidade. Agradeço a credibilidade depositada na Instituição para continuar impactando positivamente o desenvolvimento do estado”, afirmou o reitor.

O secretário adjunto da Semagro lembrou que a agricultura familiar tem papel importante na alimentação do brasileiro. “Mais de 65% do que consumimos vem da agricultura familiar, precisamos investir para que o setor ganhe mais em produtividade e competitividade. Para isso o conhecimento é fundamental e o Mercado Escola e os projetos da Universidade promovem justamente esse desenvolvimento pautado nas pesquisas e tecnologias”, disse.

“Estou muito feliz de participar desse momento junto à UFMS e às representações dos movimentos sociais aqui presentes. Entregar esses equipamentos ao Mercado Escola significa levar à agricultura familiar sul mato grossense a tecnologia e a ciência. Não tenho dúvida de que essa iniciativa da Universidade será uma grande referência em pesquisa e no apoio aos pequenos produtores”, finalizou o Deputado.

Compartilhar